quarta-feira, abril 13, 2016

Há liberdade a mais?



Em Aveiro apanhei um "colega" de hotel que não se calava.

Não o conhecia de lado nenhum. Estávamos no bar, a tentar passar uma horita antes da deita e como tínhamos o "recinto" todo para nós não havia muita alternativas: ou ficava cada um no seu lado, mandando a delicadeza que déssemos uma "boa noite" solitária, ou então algum puxava do banco e sentava-se ao pé do outro.

Foi o que ele fez. Muito contra a minha vontade. Mas o respeito pela idade aparente e pelo bom aspecto  (fato completo) cortou-me o protesto.

E o dito "colega" não se calou. Começou pelo escândalo do Brasil, (percebi que era contra a Dilma e contra o "chefe" dela) , passou para Portugal e para a prisão dos da Judiciária e da Guarda Fiscal, atalhou com as buscas aos inspectores das Finanças, finalizou com as demissões do CEME e do Secretário de Estado da Juventude e Desportos, não sem antes comentar a "barbaridade" do Dr. João Soares...

Por detrás de toda a argumentação esteve sempre a sombra tutelar do "Sócrates",  essa "criatura" que mexeria todos os cordéis da teia criminosa, em Portugal e no Brasil , qual aranha mortífera! Um autêntico "cérebro do crime" de fazer inveja ao velho Moriarty.

E, para ele, havia apenas uma razão para que tudo isto acontecesse: o 25 de Abril e a "Liberdade a Mais"!!

-" É como lhe digo! Com tanta Liberdade os "Sócrates" deste mundo abusam! Pensam que tudo lhes pertence. São donos disto tudo!"

Eu ainda lhe disse que  "o dono disto tudo" era um banqueiro que se deu bem com Salazar e com "o" Sócrates. Mas a linha de raciocínio do veterano não se prendeu com tais chamadas de realidade.

- "O Salazar tinha fundos no Panamá? Tinha ou não tinha?? Já se vê que não tinha. Homem honesto! Íntegro!"

E assim me calou.

Estou numa fase da minha vida em que não costumo deixar passar as "bojardas". Tenho receio de morrer sem ter dito tudo o que devia...E  ainda mais perante boçal  demagogia, como era o caso.

Mas quando o interlocutor tem mais 15 anos do que eu, e está "aviadíssimo", o que se pode fazer?

-"Olhe, tem razão! Deixe-me ir para o quarto ver a 2ª parte do Real Madrid".

- "Faz muito bem! A Espanha é que é um exemplo! Um Rei!! É o que faz cá falta!"

Aí não me contive:

-"Pois, e uma Irmã princesa burlona e uma Tia envolvida no escândalo do Panamá!!"

O ancião olhou de lado, ignorou a tirada e pediu mais um whisky. Deve-me ter chamado "comunista" entre-dentes.

Eu vim-me embora mais satisfeito. E (não tendo SportTV no quarto) delirei com os três golitos do CR7  que fui acompanhando na SIC notícias...

Se esta noite fosse assim...

Nenhum comentário: