segunda-feira, fevereiro 02, 2015

O "Morangueiro"

Vamos lá falar um pouco daquelas "coisas" que se bebem como se fossem vinho ( e são feitas da mesma forma) mas não devem ser como tal apreciadas, nem bebidas por quem se dá ao respeito.

Nos tempos da filoxera (1868\1870) as castas naturais da velha Europa iam indo todas por água abaixo. A salvação veio sob a forma da vinha americana, que por ser imune à praga, possibilitou que nela se passassem a enxertar as grandes castas de cada país.  Nos raríssimos casos em que a vinha doméstica e natural não está "a cavalo" da "americana" esse vinho diz-se que é de "pé franco".  O grande exemplo  em Portugal é o ramisco de Colares, resistente à doença pela profundidade em que a vinha pega. Mas outras (e muitos caras) excepções existem.

Nos outros caso opostos, em que se faz vinho a partir da vinha americana plantada directa sem mais nada, diz-se que estamos perante produtos vinícolas ditos "do produtor", do "produtor directo", vinho "morangueiro" ou ainda vinho "americano". Nos Açores chamam-lhe "vinho de cheiro".

Porque é que estes vinhos se faziam? Porque a produção\rentabilidade destas vinhas é muito grande. E porque os cuidados a ter na vinha com esta espécie robusta são muito menores. Em conclusão, para poupar tempo, trabalho e ganhar nos litros por m2 plantado.

Porque é que o resultado , o "vinho" obtido, está tão mal visto e até era proíbido em certos países, entre os quais Portugal? Porque se concluíu em tempos históricos pela presença em grau mais que razoável de "metanol" nos produtos finais destas vinhas. O "metanol" é tóxico e ataca sobretudo os olhos de quem bebe.

Hoje em dia a União Europeia parece que descarta esta presunção do "metanol" no produto final estar ligado ao tipo de planta (vinha) , concluindo que estará sobretudo ligado ao processo de vinificação propriamente dito. 

A ser verdade,  e por aquilo que referi (menos trabalho e mais rentabilidade) não tenho dúvidas que vão surgir vinhos "morangueiros" por todo o lado, sobretudo nas franjas mais económicas deste mercado.

Uma coisa é certa: Se for mesmo assim, se o "metanol" estiver no processo de vinificação e não no tipo de planta, então a produtividade deste "americano" é um factor a ter em conta no caso de andarmos à compita, a fazer concorrência aos outros vinhos resultantes de enxertos ...

E, por fim, qual a qualidade deste "vinho"?

Dos que bebi, quer tintos quer brancos foram feitos "em casa do lavrador" e bebidos quase que imediatamente após a fermentação. São por isso vinhos "gulosos" com enorme preponderância de fruta (maçãs nos brancos, morangos nos tintos). Não duram, nem deles fica memória depois de se beberem. Agora, como refresco? Se não fizessem mal eram melhores que a Coca Cola e ligeiramente abaixo de uma boa sangria...

Nota final: Não apenas o Metanol deve fazer temer quem se aproxima destes vinhos. As uvas têm uma película com um pigmento (malvina) que é suposto tratar mal o sistema nervoso central. Mas quem sou eu para falar destas coisas? Se a União Europeia diz que é seguro plantar aquilo...

14 comentários:

Anônimo disse...

Vivo na Serra do Caramulo. Aqui desde sempre se cultivou o "vinho americano". Ainda hoje, muitas pessoas fazem a sua pipinha de vinho. É claro que é vinho...entõa o vinho não é feito de uvas.
Se o processo for bem feito, as vasilhas forem boas, obtem-se um bom produto final.
Puro...biológico...refrescante...com baixo teor alcoólico.
Quanto aos seus maleficios direi, que: conheço pessoas que toda a vida beberam deste vinho e nada de mal lhes aconteceu por isso.
E outro pormenor: não é obrigatório beber....SÓ BEBE QUEM QUER...

Anônimo disse...

Bom dia.
Por favor podem me informar qual a data da proibição feita a veste vinho?.
Muito obrigado.

Domingos Vieira

Unknown disse...

Em franca foi proibida em 1935 eu estou em franca faço vinho branco e tinto americano e bebo e ainda consigo escrever. e mais uma coisa so bebe quem quer.boa continuação boa malta.

O Avatar disse...

O que conheço deste vinho é que o Salazar lhe tinha "alergia", coisas do tempo em o este personagem dizia que o vinho dava de comer a um milhão de portugueses. Quanto a mim gosto muito mais de morangueiro do que de coca cola ou refrigerantes afins.

EmBuscaDoNorte disse...

No Caramulo ou em qualquer outra serra, com aquela onde eu nasci, a da Gralheira, a Nordeste da Termas de São Pedro do Sul, se houver vinho morangueiro ou americano autêntico,isto é, feito sem trapaças que eu sei muito bem quais são e como se detectam, eu compro e pago imediatamente 250 litros dele (10 almudes).

viticultorporprazer disse...

Sou viticultor por prazer. Há vários anos que faço pondor de bica aberta e não gosto. Este ano, porque tinha acabado com o espadal e me sobraram algumas uvas, misturei com o pondor e deixei cozer algum tempo. Deu um vinho côr de petróleo, cristalino, com ligeiro sabor ao pondor. Divinal. Pena serem só 200 litros. Estou a pensar seriamente , na minha vinha de loureiro, plantar um bardo de pondor e seguir essa ideia.

Jorge Araujo disse...

Bom dia tenho 55 anos e vivi e estudei em Gaia e desde essa altura que bebo vinho morangueiro sempre que consigo encontrar.

Atualmente não tenho conseguido encontrar e este é o motivo pelo qual estou neste fórum. Para saber se alguém me pode ajudar.

Deixo o meu contato 96 976 22 92 ou o meu mail: Jorge.araujo@note-lab.com

Cumps,
Jorge Araújo

Unknown disse...

Eu vou fazer uns 100 litros mas como e a primeira vez gostava de saber se alguem me diz como se faz,um muito obrigado

Afonso disse...

Que saudades do americano, e o cheirinho das vinhas ao entadecer... 😂😂😂😍

Unknown disse...

O.processo é sempre o mesmo...só muda o sabor

Anônimo disse...

Qual "contato", qual quê! Há 30 anos que se anda a explicar que, com ou sem Acordo Ortográfico se escreve "contaCto". É um "faCto". Parem de inventar!

Pedro Pericão disse...

Quando comprei a minha casa, aqui na zona do Seixal, há 20 anos, já cá crescia uma vinha morangueira. Tentei arrancá-la, mas as raizes eram impossiveis de arrancar. Voltou a crescer, e .. se não a podes vencer junta-te a eles, agora de há 3 anos para cá ando a produzir vinho morangueiro caseiro! Este Inverno produzi 71 garrafas de vinho tinto. Só espero que seja tão bom como o do ano passado...

Anônimo disse...

Meu amigo. Sou do Porto e adoro vinho americano.
Só não sei onde comprar.
Será que me pode ajudar?
Meu contacto-916543388, ou pelo WhatsApp.
Obrigado

Pedro Pericão disse...

Olá a todos
A colheita de 2022 resultou em 86 garrafas de vinho tinto morangueiro - tudo só de uma mega-videira!
Já abri uma, está bom mas vai precisar de mais um tempo na garrafa
Tenho disponibilidade para vender algumas garrafas - de 2022 e ainda há de 2021, se alguns dos colegas bloguistas passar aqui pelo Seixal, podem contactar o 916118215 e dou mais indicações.