terça-feira, abril 01, 2014

Mentiras

Depois de uma segunda feira atribulada com mais médicos e clínicas (onde se veio a provar que,de saúde geral, a "santa" cá de baixo está melhor do que eu e do que o médico dela...) chegámos ao 1º de Abril.

Excepto quanto à sua génese em França, não se entendem os peritos quanto ao acontecimento que esteve na origem deste dia, mas toma algum corpo a ideia que teria sido alguma alteração no calendário havida em França por volta de 1550 que deu origem à tradição. Há também quem diga que o 1º de Abril era dia de proibição de pesca em França, pelo que se tornou costume oferecer por chacota aos pescadores em terra um arenque fumado nesse dia. O "poisson d'Avril" , a mentirinha graciosa que se prega a amigos e familiares terá assim começado.

Agora por França, o nosso amigo François Hollande suponho que estará neste momento desejando que os resultados das eleições locais tivessem sido uma mentira de Abril antecipada, mas isso é outra história!

Neste dia ofereço aos meus amigos e leitores um conjunto de mentirinhas de Abril para escolherem:

- Académica, Braga, Vitória de Guimarães, Tondela, Estoril, FC Porto e Belenenses acabam por formalizar a constituição de uma segunda Liga de Clubes, que organizará os campeonatos de acordo com a regulamentação vigente. FCP e Estoril-Praia terão assim acesso imediato à Champions.

- Pedro Passos Coelho e António José Seguro foram vistos a sair da Horta dos Brunos ontem à noite. Em consequência Paulo Portas convoca Conferência de Imprensa para hoje. Receia-se mais uma irrevogável  demissão.

- Os CTT Correios de Portugal adquirem posição dominante na Tabaqueira.  Admite-se que a iminente legalização do consumo de marijuana em Portugal poderá explicar esta operação.


- BCP solicitou ao BP a passagem a Casa de Câmbios.

- Foi descoberta a famosa cave escondida do BPN. Luis Mira Amaral, agastado com a divulgação da notícia, não confirma nem desmente que se teria lá encontrado a múmia de Alves dos Reis em sarcófago importado da antiga União Soviética.

- USA e Federação Russa chegam finalmente a acordo sobre a Crimeia: Putin compromete-se a libertar a Crimeia quando Barak Obama entregar o Alaska aos russos. Acordo foi selado com sorridente aperto de mão.

- BE pede integração em bloco  no PCP. Jerónimo de Sousa não aceita esta solicitação incondicionalmente e pretende escolher os militantes, um a um. "Há lá garinas que vale a pena entrevistar",  terá dito o patriarca...

- Miguel Relvas apresenta a sua candidatura a Secretário Geral da Academia Portuguesa de História. Segundo ouviu dizer, "é mais fácil branquear a história estando lá mesmo ao lado da máquina de lavar" 

2 comentários:

Américo Oliveira disse...

Há quem diga que há duas maneiras de mentir e que uma delas é citar estatísticas. Mas a verdadeira arte está em fazer as perguntas certas ao mentiroso...

Soneto do Diálogo Conjugal

Não chores, cara esposa, que o Destino
Manda que parta, à guerra me convida;
A honra prezo mais que a própria vida,
E se assim não fizera, fora indigno.

"Eu te acho, meu Conde, tão menino
Que receio..." — Ah! Não temas, não, querida;
A francesa nação será batida,
Este peito, que vês, é diamantino.

"Como é crível que sejas tão valente?..."
Eu herdei o valor de avós, e pais,
Que essa virtude tem a ilustre gente.

"Porém se as forças desiguais...?"
Irra, Condessa! És muito impertinente!
Tornarei a fugir, que queres mais?

Bocage in 'Poesias Eróticas'

Américo Oliveira disse...

Ah!... E quanto à mentirinha do 1º de Abril, há uma de que não tenho dúvidas: a 'Briosa' nunca estaria naquela embrulhada! :)