quinta-feira, dezembro 12, 2013

Os doentes que "dão prejuízo"...

Quem leu a coluna de Clara Ferreira Alves no último "Expresso" e hoje leu também a entrevista do Bastonário da Ordem dos Médicos no "Público",  tem o direito a ficar ainda mais preocupado com as andanças e viranças retrógradas que a assistência médica em tempos de crise está a passar aqui em Portugal.

O retrocesso na qualidade da prestação dos serviços é notório e provém em alto grau da falta de médicos e bons enfermeiros nos Hospitais do Estado, a fugirem todos por causa dos implacáveis cortes nos vencimentos da Função Pública. Mas também é em muito influenciada por  esta nova política de contenção nas despesas hospitalares, a qual "inventou" um assunto interessante, digno da perspicácia dedutiva do velho Sherlock Holmes:  "O estranho caso do doente que dá prejuízo".

O que será um "doente que dá prejuízo"? 

Adivinho que seja um malvado (e talvez já relapso!) cidadão que se atreve a adoecer e tem a ousadia de se dirigir ( ou de o dirigirem) a um Hospital.
Mas de entre todos estes malfeitores há que ainda distinguir o verdadeiro criminoso. Aquele que ao invés de se curar rapidamente e libertar a cama para receber outro triste, teima em por lá ficar no Hospital, em gastar o dinheirinho dos contribuintes em exames de diagnóstico dispendiosos, ou, ainda pior, teima em não morrer rapidamente.

Provavelmente teríamos que estabelecer uma métrica que fosse aprovada na AR e que resolvesse estes casos liminarmente - tal como aliás, a legislação do Julgamento Sumário que o Constitucional mais uma vez veio chumbar, no cumprimento da sua nefanda missão de obstrução ao bom governo deste país.

Podia ser alguma coisa assim: Visto o doente por quem de direito  ( médico, enfermeiro, parteira, barbeiro ou  fabricante de chocalhos) seria de imediato feita a triagem em três grupos de pacientes.
- Os que sobrevivem com aspirina e leite quente com aguardente.
- Os que necessitam de internamento mas que não viverão à custa do Estado mais do que 5 dias úteis.
- Todos  os outros.

Para estes últimos seria indicada a terapia alternativa: Uma viagem de borla até ao Jardim das Tabuletas onde seria administrado um comprimido para "dormir".

"Doentes que dão Prejuízo"?? 

Tá tudo louco...
Hospital EMR Humor - Medical Cartoon



2 comentários:

Américo Oliveira disse...

Só havia três coisas sagradas na vida: a infância, o amor e a doença. Tudo se podia atraiçoar no mundo, menos uma criança, o ser que nos ama e um enfermo. Em todos esses casos a pessoa está indefesa.

[Miguel Torga]

Anônimo disse...

Caro correio mor:
Por favor vá ao blog A BEIRA LETHES e procure Carta ao COSTA. É um caso real dos muitíssimos que conheço e a quem a maior parte dos que estão por fora do problema da saúde raramente têm conhecimento dop que é a saúde na realidade, o caro na saude são os casos do Costa e doutros no género, não dos realmente doentes