segunda-feira, novembro 12, 2012

A Visita do Papão,ou da Papoa...eh... ou da Coisa ou lá o que é...

Por algumas horas Portugal será o "centrão" da Europa toda. Vem por aí a Chanceler.

A Kaiserin Ângela chegará,  ficará 6 ou 7 horinhas e partirá.

Falará com os súbditos Cavaco, Portas e Passos. Passará por uma conferência organizada pela Câmara de Comércio Luso-Alemã onde estarão empresários "convidados"..

Ignorará mais de metade do País , o que, nas presentes circunstâncias, não é bom nem é mau, é um acontecimento  inevitável.

Deve ser bem recebida? Sim, obviamente. Isto ainda não é uma terra sem rei nem roque. Bem recebida dentro dos limites da hospitalidade lusa, mas sem que lhe beijem a fímbria do manto ou deitem no chão as capas para que ela não molhe o delicado pézinho...

É uma representante de uma certa sociedade do centro da Europa que nos conviria analisar friamente antes de enveredarmos pela condenação pura e dura. Ora leiam sff:

A Senhora Merkl é herdeira de uma sólida educação burguesa e calvinista. Com formação na área das ciências exatas ( Física teórica). Convencidíssima que não há pão sem suor do rosto , nem prosperidade sem trabalho árduo. Respeitadora em último grau das fontes  do dinheiro. Amada pelo seu Povo, a quem garante que não serão "eles" (os trabalhadores e honestos tedescos) a terem de pagar o "sempre em festa" em que se tornou a vidinha de todos os dias dos povos sulistas. Crente , sinceramente, que a destruição do tecido económico português ( e grego, e espanhol, e italiano , e...) foi fruto de décadas de dissipação , de falta de controlo e de truques de baixa política para ganhar eleições (e quem lhe prova o contrário?).

Agora, vamos nós tentar colocarmo-nos dentro dos seus sapatos. Sei que é difícil, mas tentem lá.

Sem conhecimento específico daquilo que por aqui se passou ( e eu pergunto: mesmo nós que cá vivemos sabemos extamente o que se passou e que deu nesta miséria atual??!!) é de estranhar que a Senhora em causa torça o nariz às Greves, Manifestações e  e outros clamores dos Povos por onde passa? E que defenda a Austeridade como única resposta para tudo? Uma espécie de Purgatório Protestante nesta Terra?

Não é nada de estranhar. Acho eu.

Mas obviamente que o que ficou dito é apenas uma das faces da moeda.

O problema é que "ela" também não quer saber as minudências que nos levaram todos até aqui...

Por exemplo,  de que forma as manobras dos "seus" banqueiros foram responsáveis pelas crises das dívidas soberanas...

Ou ainda - e talvez mais importante - porque é que a política comum da União Europeia , dominada pelo Centro da Europa, deu cabo da Agricultura, da Pesca e de alguma Industria dos Países periféricos, a quem os "nordestinos" pagavam para não trabalharem a terra e para abaterem os navios em vez de irem para o mar fazerem pela vida.

E será tão responsável quem tomou essas decisões como quem - confesso que talvez de braços abertos - as aplicou e aceitou.

Em conclusão: Não se trata de uma Valquíria em busca de vingança depois das humilhações de 1918 e de 1945, como muitos imaginam. É mais uma Reitora severa, que castiga o mau comportamento dos alunos sem levar em conta que os professores têm eles também responsabilidade no mau aproveitamento. E isto sem falar dos "chefes de turma" , os Primeiros Ministros que por cá formaram Governos.

Quem a nomeou  Reitora? Foi quem lhe pediu dinheiro para tapar o "buraco" que se abriu por debaixo de nós.

Há alternativas? Enquanto for "ela" a mandar na torneira desse dinheiro, não há.

Ou melhor, há a alternativa de sair do euro e recomeçar a vida sem luxos , sem demagogias e sem importações.

Lá mais para o meio do ano que vem veremos se essa alternativa, agora tão sinistra, não se revela de repente mais atraente...

Espero que não, mas já não juro nem prometo nada.

Nota: Tradução livre do "balão" : " É preciso Poupar! Eu já começei,  vejam como estou a usar os trastes  velhos lá guardados em casa..."

Um comentário:

Fátima Moura disse...

É refrescante ver um comentário racional.