terça-feira, junho 28, 2011

Na Taberna é que se está

Em Beja, antiga Pax Julia, deixemo-nos envolver pelo conhecimento dos colegas locais.

Para almoçar saia-se da cidade na direcção de Serpa e Ficalho. Depois de algumas rotundas tome-se o desvio (à direita de quem vem de Beja) com a tabuleta "Nossa Senhora das Neves" , ou apenas "Neves". Role-se por aí mais umas centenas (poucas) de metros até chegar a um outro desvio com o improvável nome de "Porto Peles" (tal e qual).


















Ali, na denominada Rua Venâncio Rosa Gabriel , nº 3-5, encontramos o

Restaurante " A Taberna"
Telefone - 284 331 383
Porto Peles
Beja

Fecha às 3ª Feiras e Domingo ao Jantar.

Casinha pequena e humilde, com uma filosofia simples e directa. Não há ementa fixa. Temos os pratos do dia e pouco mais ( pelo telefone é sempre possível encomendar mais qualquer coisinha boa e que nos apeteça). Amesendação sofrível, guardanapos de papel, copos e talheres fraquinhos, mesas assim, assim, cadeiras para anões (pelo menos o meu real assento - que admito não ser padronizado -  sobrava que se fartava da tábua para fora...). Casa de tecto rebaixado, por isso barulhenta que baste quando se encontra cheia (o que é quase sempre o caso). Ar condicionado não há, mas existem ventoinhas no tecto. que sempre vão dando para espantar um pouco a canícula.

Então com tanta coisa negativa porque é que este gajo está para aqui a chatear o povo com esta visita??!!

Bem, em primeiro lugar porque quem faz a comidinha que lá se manduca deve ter tirado o curso no "céu dos gastrónomos"... Muito bem feita!
E, em segundo lugar, porque comendo até saciar dos pratos do dia (se faltar na travessa logo trazem mais), e bebendo do Tinto de Pias (de garrafão) e ainda tendo direito a sobremesa à descrição, (podendo ser arroz doce, ou queijeta merendeira de ovelha) e ainda a café, paga o voluntarioso e aventureiro turista tanto como...8 euros.

No dia  de ontem os Pratos do dia eram "Cozido de Grão com feijão verde à moda do Alentejo";" Bacalhau gratinado ou assado com a batata a murro"; "Bifinhos de cebolada". Comemos o Cozido de grão. Duas travessonas para 5 pessoas (uma dava!). E vieram 3 canjirões de Vinho. ( Branco, nem por isso...Tinto de Pias era bom), Mais as queijetas e arrozes doces. E os 5 cafés - 40 euros. 5 Pessoas. E bons "pratos".

A conta é feita à saída, olhando o patrão para os comensais e avançando o número dos 8 euros por cabeça  (sempre o mesmo...) depois de alguma meditação...

Em conclusão: Vão lá. Não esperem luxo nem conforto do ripanço que lhes permita estar 2 horas na conversa depois do almoço (pelo menos se tiverem um cú do tipo do meu) ou então levem uma almofadita. Agora se quiserem comer bem a preços que já não se usam, aquele é o lugar.

Silêncio! Chiu! Calados!  Que nos podem estar a ouvir.

Notas finais:
1 - Mesmo em frente deste - mesma localidade, mesmíssima rua -  há outro Restaurante que parece ser um pouco mais caro, mas onde a ementa se baseia quase integralmente em carnes de porco preto grelhadas no carvão. Serve bem para "desenjoar" da  "Taberna". E chama-se (estes nomes é que me matam) "Toy Faróis"...
2 - Um problema com a frequência da "Taberna". Muitos polícias por lá se encontram... Até dos que mandam parar os carros... Capisce?

2 comentários:

H disse...

É tudo verdade!

Anônimo disse...

"Muitos polícias por lá se encontram..." Sócio.. Quem não deve não teme!!!