sábado, junho 04, 2011

Comentário aos Livros com Selos e aos FDC's

O Leitor Martins pede a nossa opinião sobre assunto de Filatelia:

Comentário sobre filatelia: Qual é a sua opinião sobre FDC e livros filatélicos?

Os coleccionadores têm de pagar os envelopes, selos e IVA - 23% sobre o envelope e selos para comprarem os fdc.
Estranhamente, quem compra o Portugal em selos, só paga os selos, tem o livro oferecido e não paga IVA.

Comentário: Bem, por estranho que pareça não fui eu que inventei o regime do IVA... Nem o actual nem o que por aí há-de vir... Mas agora a sério, vendemos o Livro PS ao valor facial dos selos que contém exactamente para evitar sobrecarregar com IVA, sendo um Produto já em si de preço alto.

O PS "Livro"  não é mais do que uma Embalagem de luxo para os selos do ano, com a facilidade de ter tudo junto e sem necessidade de trabalho manual, série a série. Mas o Livro não contém os Sobrescritos de 1º Dia, nem os Postais , etc...Destina-se de facto a outro tipo de Cliente.

Simplesmente, aquilo de que um Cliente gosta, outro pode abominar...E nós temos Clientes que a graça que acham à Filatelia é exactamente poderem irem entretendo-se com os selos,FDC's, Postais e respectivas marcas, circulados ou não, mas  sempre que estes saem.

Como dizia o "antigo", embora noutro contexto, mais romântico: "Et vive la diférence!"

2 comentários:

Francisco Martins disse...

obrigado pela resposta. Há algum email na filatelia para eu colocar questões sobre filatelia, como por exemplo, quais são os fdcm portugueses que sairam (não vem no catalogo Afinsa) ? ou não se importa que coloque essas questões no seu blog ?
Cumprimentos
Francisco Martins

Anônimo disse...

Há ainda um produto de que os CTT ainda não se lembraram e que poderia ser interessante para alguns clientes: o desenho de alguns selos é uma verdadeira obra de arte - porque não emitir gravuras que os interessados poderiam encaixilhar? - por exemplo, a emissão há alguns anos dos peixas da costa portuguesa.
Evidentemente não seria um produto corrente, mas poderá ser uma ideia interessante.
António Carvalho