quarta-feira, junho 22, 2011

Alternativa às Sardinhas dos Santos

Os tempos vão maus para saídas em família. Mesmo a proletária sardinha - e é preciso que já esteja em condições, o que muitos duvidam  - acaba por pesar no orçamento familiar se significar 4 almoçitos... Ele é as doses da "bicha" (já tivemos esta conversa), ele são as saladas, ele será o verde tinto ou a sangria (BÙUU), mais os cafezes e algum refrigério do alambique para fazer assentar as espinhas... Tudo contado a família esportularia em redor de 70 ou 80 euritos... Já comeu a família mais caro? Já sim senhor. Mas estamos em tempos da Troika .

Aqui vão duas Receitas alternativas à grelha, e que dão para fazer em casa. Eu já as experimentei e gostei. Para além de tudo o resto ainda disfarçam bem a sofrível matéria prima (quando a sardinha ainda não "pinga") embora o ideal será utilizar a chamada sardinha "prata": gorda, reluzente e de primeira classe...

Nota: Podem dizer que eu tenho uma boca santa e que gosto de tudo, mas a "santa" cá de baixo, grande crítica gastronómica do que eu faço ( e única, porque o Senhorio come e cala ou vai ao restaurante) também gostou. Devia ter tomado os comprimidos nesse dia...

Sardinhas no Forno com farinha de Milho (4 pessoas)

24 sardinhas (eu costumo comprar 6 por pessoa); 3 cebolas grandes.5 dentes de alhos.Farinha de milho.Azeite e vinagre (de vinho tinto).Sal e piri-piri (a gosto).

Arranje as sardinhas (limpe-as bem) e arrepie  com um pouco de sal , ficando assim durante 15 minutos. Entretanto num tabuleiro vai dispondo  as cebolas às rodelas e os alhos aos pedaços. Limpa o sal das sardinhas e passa-as por farinha de milho. Vai colocando as sardinhas inteiras no tabuleiro por cima da cebola e do alho.  Quando estão arrumadinhas deita-se um pouco de  piri-piri (claro, ao gosto de cada um ) rega-se com o azeite e salpica-se com o vinagre. Vai ao forno pré-aquecido a 200ºC durante 15 a 20 minutos.

Podem acompanhar com batatas cozidas com a casca, ou então simplesmente com um bom Gaspacho alentejano feito ali mesmo, no momento.

Sardinhas no Forno com batatas (4 pessoas)
24 sardinhas; vinagre; 6 boas batatas médias; azeite; salsa; sal; pimenta em grão;  5 dentes de alho

Limpem bem  as sardinhas, rejeitem as cabeças e lavem-nas em água com 1colher (sopa) de vinagre. Abram as sardinhas em leque, e retirem a espinha central .

Descasquem as batatas,  e cortem às fatias grossas. Deitem um pouco de azeite num tabuleiro de forno e disponham no fundo as batatas, numa só camada, salpicando com salsa picada.
Temperamos depois com sal e cobrimos as batatas com as  sardinhas abertas,  com a pele para cima,  Junta-se pimenta acabada de moer, os alhos picados, um bom fio de azeite e de vinagre .

Ficam no forno quente (200 graus) até as batatas ficarem cozidas e as sardinhas alouradas.Cerca de 45 minutos.

Para beber: Um Rosé . Um Verde tinto. Um Tinto maduro novo.
Por exemplo: Quinta de Carvalhais Espumante Rosé de 2007 ( a cerca de 18 euros). Atrevam-se!  Rosé Valle Pradinhos 2008 ( perto de 8 euros). Verde Tinto Tapada do Monge (a 5 euros). Esteva 2007 (a 6  euros mais ou menos).

Bom apetite e aproveitem o Feriado!

Um comentário:

Anônimo disse...

Bom dia Caro amigo Raúl

Já agora mais uma sugestão para a sardinha, sabemos bem que muitas vezes nos sobram algumas sardinhas (em crú) e podemos aproveitá-las fazendo um acepipe para a acompanhar um aperitivo (neste caso um bom branco frequinho ou para mais afoitos um Gin tónico). Muito simples a preparação: limpe bem a sardinha de escamas e faça filetes da mesma, enrole-os num pickle e prenda com um palito, prepare um vinagrete com uma colher de café de mostarda Collmans, 1/3 vinagre, 2/3 de azeite, sal e pimenta Q.B. cubra as sardinhas com o molho e deixe repousar no frigorífico no mínimo 3 dias. Nestes tempos de calor será bastante agradável.

Melhores cumprimentos

Paulo Mendonça