segunda-feira, outubro 11, 2010

CAI O PANO

Acabou ontem.  Estão os pacotes do material sobrante de Operadores Postais e de Comerciantes  já todos fechados , depois da visita da Dra Natália da Alfândega de Lisboa. Foi o meu último trabalho no local, ontem à tarde, acompanhar a alfândega na visita aos stands e garantir que tudo estava controlado. À parte a graciosidade de um comerciante que à Alfândega declarou "Não vendi nada nestes 11 dias!"  tudo correu bem.

Os colegas do Correio do  Iraque "piraram-se" do stand logo no primeiro dia e nunca mais apareceram... Receio que tenham aproveitado a PORTUGAL 2010 para fugir do seu País. Já me tinham avisado que isso podia acontecer.

Não posso ainda ir embora descansar desta "semana horribilis" sem deixar as contas mais ou menos feitas. Sobretudo as despesas...

Quanto à receita directa do stand CTT atingiu quase 50,000 euros. Para vendas selo a selo convenhamos que foi muito bom. É preciso vender muitos selos nos passaportes para atingir esse valor!

O 1º Balanço é Positivo.  "Bem organizada" , foi a expressão que mais ouvi aos colegas de todo o mundo que lá estiveram. Bem sei que as vendas e a presença do público poderiam ter sido mais potenciadas se tivesse havido mais publicidade, mas o dinheiro, como já aqui disse, não dava para tudo...

Uma das mais importantes lições que aprendi com esta Organização (talvez a mais importante): Exposições de 11 dias NUNCA MAIS!  São demasiados dias para justificar o investimento de Operadores Postais e Comerciantes, para já não falar das despesas decorrentes da presença de Jurados e Comissários. Acho que 7 dias será o máximo para qualquer Exposição Mundial que se venha a perfilar num horizonte próximo (que não em PORTUGAL! Tenham dó!)

Para descansar tenho ainda que concluir algumas tarefas:
- A mais importante  é fechar as contas da P2010
- Dar ao nosso Jacinto da Filatelia , pessoalmente, a medalha de Ouro dos CTT referente aos 40 anos de serviço (já amanhã).
- Lançar a Emissão do Alto Comissariado da ONU para os Refugiados , a 18, com o Engº Guterres.
- Lançar a Emissão Conjunta com o Japão, a 22
- Ir à Guarda apresentar o Livro das Judiarias em cerimónia com o Sr Embaixador de Israel e o Presidente da Comunidade Sefardita da Península Ibérica, a 19.

E depois .... Ripanço por uma semana!

3 comentários:

Francisco Martins disse...

A publicidade foi quase nula, o que é pena, pois perdeu-se uma oportunidade da atrair muitos filatelistas adormecidos. Apesar do mea culpa, tinha de haver verba para esta divulgação. O horário devia contemplar a noite (talvez em detrimento da manhã). Era interessante usar estratégias, usadas em outros eventos, como por exemplo a Feira do Livro. Um livro diferente por dia e com 40% de desconto sobre o PVP. De qq modo parabéns pelo evento - valeu a pena para mim e para quem lá foi. Tenho uma foto do Raul Moreira (que só conheço do Blogue e de o ter visto na inauguração) com o Presidente da República, quando da oferta do livro. Quer a foto ?

Anônimo disse...

Ufa. Que título, ainda me passou pela cabeça, "cai a toalha".
Anime-se Homem, 11 dias na verdade foram demasiado, o mundo foi criado em sete, mas você não é Deus....
Afinal até correu bem.
E depois, sumo prazer dos deuses, depois de alguns dias de trabalho têm direito quase sempre a um ripanço, olhe o comum dos humanos neste circo onde habitamos, não tem essa sorte...
Bom descanso.
Um abraço.
Peninha

João Pedro disse...

Apesar de ter sido a 1ª visita a uma exposição mundial de Filatelia, gostei e deixo uma palavra de apreço a todos os funcinários (dos CTT) envolvidos pois sempre se mostraram disponiveis e com paciência apesar do cansaço evidente!

Na parte da publicidade julgo que através de press release as própias editoriais ddeviam ter feito noticia/cobertura assim como as televisões ...

É de lamentar o aproveitamento de alguns stands/países e de louvar outros mais pequenos que vendiam ao valor facial sem inflação :)

Era interessante num próximo evento seguir a ideia do Francisco Martins "perder" as manhãs e alargar até á noite.