quarta-feira, setembro 22, 2010

Dia de São Senhorio

Este Dia costumava ser a 8 de cada mês, naqueles tempos pré-históricos do salazarismo\caetanismo em que o portuga alugava a sua casa, sendo raríssimos os que a compravam... Eram os tempos do dólar a 28 escudos, das casas (apartamentos T2)  a 300 contos e dos ordenados médios  a 3 contos...

Actualmente, antes da Grande Crise de 2009,  lá para 2003, tínhamos os apartamentos T2 a 40 000 contos e os ordenados médios a 123 contos.

Eram necessários 8  e meio anos de trabalho para poder comprar uma casa, em 1966.  Em 2003 ou 2004  levavam-se 27 dos mesmos anos... O que se passava então para que as pessoas não comprassem no antigamente?!!?

A resposta está no crédito bancário para a Habitação: Não havia! Nem sequer era escasso ou, como se diz agora, selectivo:  "o banco só empresta a quem já tem dinheiro"... Pura e simplesmente Não Havia Crédito para compra de habitação! Os bancos especializados daquele tempo  tinham apenas o privilégio de emitir obrigações prediais ou letras hipotecárias que representassem operações de empréstimo sobre bens imóveis.

Como tudo mudou... Em 2004 os Bancos quase que atiravam o dinheiro na cara dos Clientes, fazendo os empréstimos adicionais que fossem necessários (para obras, para mobílias, etc...) até que conseguissem fechar o negócio da hipoteca.

Hoje em dia, por virtude (ou mais por defeito) da crise e das bolhas , estamos a regressar ao passado. Os Bancos fecham a torneira, escaldados que ficaram dos níveis alarmantes de crédito mal parado, e o jovem casal que pretende constituir família já só tem duas hipóteses: ou vive com os Pais ou ...aluga a casa, exactamente como faziam os seus antepassados.

Por isto tudo o mais provável é que se tenha que introduzir de novo na hagiografia do anedotário luso o tal (que já foi famoso) dia de S. Senhorio.

Mas não sendo hoje dia 8, porque me terei lembrado de tal coisa?

É que o "meu" Senhorio, o verdadeiro,  nasceu há 29 anos, exactamente neste dia 22 de Setembro... E não me convém esquecer a data.

Nenhum comentário: