terça-feira, março 03, 2009

Emissões Extraordinárias de 2009


Já sabíamos que os "50 Anos da Inauguração do Monumento ao Cristo-Rei " teria uma cerimónia solene em Lisboa, envolvendo as mais altas esferas da Igreja e as comunidades e autarquias de Lisboa e de Almada. Por isso mesmo foi decidido fazer-se uma Emissão filatélica comemorativa deste acontecimento, estando os nossos artistas a dar "voltas à cabeça" sobre a melhor forma de fazer evocar esta data dentro de um pedaço de papel tão pequeno como é o selo postal e atendendo à "largueza" de horizontes que o Cristo de braços estendidos necessariamente evoca... Obviamente um "bloco filatélico" seria o mais adequado, juntando-se aos selos de 0,32c e 0,68c. E tudo isto para lançar durante as cerimónias oficiais , no dia 17 de Maio.

Mas Sua Santidade decidiu também canonizar mais um Santo português neste ano, sem aviso prévio, e nem mais nem menos do que o Condestável D. Nuno Álvares Pereira!
Lá fomos a correr fazer mais esta evocação filatélica, agora com apenas um selo, e dedicada à "Canonização do Beato Nuno de Santa Maria". A cerimónia está prevista para 26 de Abril... E já se fala (mas em voz baixa, muito baixa) da possibilidade do Papa vir a Portugal este ano por causa desta canonização... Vamos esperar com calma.

Ora bem , mesmo que eu não esteja a fazer contas ( e quem estaria??!!) , temos portanto e em relação a 2009:
Igreja Católica - 3 (D.Nuno, Cristo-Rei e 800 anos dos Franciscanos) ; Islão - 2 (Turquia e Irão)

Estes resultados de 3-2 estão a tornar-se um bocado recorrentes aqui em Portugal, não acham??!!


Nota: Desenho anexo do Selo de D. Nuno ainda em draft (incluindo proposta de tarifa...)

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito bonito! De onde é que foi retirada a imagem do D. Nuno Álvares Pereira? De alguma pintura?

Fernando Bernardo disse...

Caro Dr. Raul Moreira,
Como sabe, a área da filatelia do site dos CTT é actualizada muito depois das datas de emissão. Nós, os filatelistas, somos muitas das vezes surpreendidos com a circulação das novidades e impedidos de fazer circular uma peça no primeiro dia de emissão.
Assim, venho por este meio solicitar-lhe que coloque aqui no blogue as imagens das novas emissões, com a devida antecedência, claro!
Se achar que este não é o local apropriado para o efeito, agradeço encarecidamente que me envie essas imagens e dados para o meu endereço e-mail: faabernardo@msn.com
Eu, no fórum do SelosPostais, ocupar-me-ei da tarefa de fazer chegar aos muitos filatelistas essa preciosa informação.
Antecipadamente grato, envio saudações filatélicas.

F.Bernardo

P.S.: Se me pudesse enviar imagens das próximas emissões...