segunda-feira, outubro 31, 2011

O que comer na Noite de hoje?

É tradição deste Blogue sugerir uma refeição para a noite do Halloween.  Não vou entrar em detalhes sobre se a "verdadeira" Noite de Halloween deveria ter sido ontem à noite ou hoje.  Será hoje para os efeitos julgados convenientes aqui do Blog e pronto.

Já se sabe que falaremos de comida para 5 pessoas . Porquê para mais uma? Nesta altura de crise admito que em muitos lares   remediados o estupor do  namorado da filha (ou a namorada do filho, ou a cunhada solteira, ou a comadre divorciada, ou lá quem quer que apareça) se pendure lá em casa até saírem para a night, lá para as 23h...



Tentarei manter os gastos totais na casa dos 40 euros para 5 pessoas. Não me peçam é "Foie Gras" ou Rosbife... E muito menos peixe do mar ... Então vamos a isso:

Entrada - Salmão Fumado com anchovas (para quem gosta) , decorem com gomos de limão e com alcaparras, tenham o moinho de pimenta preta em cima da mesa.  Procurem os produtos brancos para ter um muito aceitável salmão fumado, 200g  entre 4 euros e 6 euros. Anchovas e alcaparras compoem a travessa juntamente com o limão. Acompanhem com pão alemão de centeio preto ou com tostas integrais.

Para beber: Espumante Bruto Loridos de 2009 , a cerca de 7 euros.

Prato principal - Cachaço de porco assado no forno. Para 5 pessoas assem cerca de 2,5 kg (podem apanhá-lo a menos de 6 euros o kg). Sobra sempre, eu sei, mas faz umas excelentes sandes para o dia seguinte... Temperem a carne de véspera com alho, massa de pimentão, louro, malagueta a gosto, vinho branco  e salsa. No próprio dia tirem da vinha de alhos , salguem e esfreguem  o cachaço com  uma boa mostarda francesa com pimenta verde. Ponham por cima 3 colheres de sopa de banha de porco preto, façam a cama no tabuleiro de ir ao forno  com cebola nova em rodelas finas e levem a forno quente  (250º) durante 20 minutos.  Depois baixem a temperatura (170º) para que asse lentamente ( 2 horas ou mais). Não se esqueçam de ir sempre virando a carne de meia em meia hora. Acompanhem com batatas assadas simplesmente cortadas em gomos e temperadas com chalotas, alhos esmagados grossos,  azeite, sal e uma colher de sopa de massa de pimentão também.

Para beber: Damasceno Tinto  (Poceirão, magnífico. Parece tinta da china!) de 2010 ( a 9, 5 euros).

Sobremesa - Já se gastaram os 40 euritos... Porque não assar umas castanhas?  E em havendo um Porto ou Madeira (novos) para acompanhar,  melhor.

Depois da malta nova bazar exibem-se  na MOV os episódios 8 e 9  (2ª temporada) da série de culto (espectacular!) Masters of Horror. Em (boa) alternativa, o casal pode dedicar-se  a namorar (um com o outro!). Se ainda se lembrarem... Mas deve ser como andar de bicicleta.

Nenhum comentário: