terça-feira, outubro 18, 2011

Este Comboio descarrilou... Mas quando? E porquê?

Medina Carreira, Vasco Pulido Valente e António Barreto, a Troika dos cangalheiros da Nação que há muito tempo preveniam o povo do caminho de perdição que estava a ser seguido, nem por isso parecem hoje em dia mais respeitados, agora que as suas agourentas previsões infelizmente deixaram a teoria para passarem à prática de todos os dias.

Um pouco como a filha de Príamo, último rei de Tróia, que tudo adivinhava, mas fora amaldiçoada pelos deuses de forma que ninguém acreditava nas suas previsões. Depois destas se concretizarem a "malta" ainda a tratava mal por se ter "lembrado daquilo". Pobre da Cassandra!

Na noite passada o incansável Medina lá nos vinha outra vez dizer que o grande problema do País era o Estado Social. Sem Economia, sem dinheirinho, não pode haver Estado Social.   Foi o querermos ter um Estado Social à medida dos nordestinos (Suécia, etc...) que nos levou onde estamos. O Estado Social assassinou o País.
Anteriormente outros comentadores defendiam que o Problema era a Dívida Externa. Enquanto Portugal não fosse auto-suficiente nada feito (acho que nunca o foi. Nem no tempo do Sr D. João V, mas isso é outra história). 
António Barreto fala na "impreparação dos governantes passados" , na governação pelo Poder e tendo a manutenção do Poder como fim absoluto (no que não se engana) e encomenda às alminhas o futuro do rectângulo.
Para Vasco Pulido Valente a Nação nunca devia ter existido e ponto final. Foi tudo um erro de casting, cometido lá para o século XII.

Penso que todos estes (salvo erro de memória) concordam em que a crise internacional para aqui não teria sido chamada. Houvesse ou não houvesse a Crise do Sub Prime, a falência do Lehman, a Bolha do Imobiliário, etc... os nossos problemas seriam mais ou menos os mesmos de hoje.

Contra esta suposição se levantam os teóricos do ancien regime, os Socialistas e Bloquistas e , nalguma forma, os do PC. Para estes foi a Crise Sistémica mundial que provocou tudo isto que agora nos cai em cima da cabeça.

Mas onde ficamos? Foi o Estado Social? Foi a Dívida Externa acumulada? Foram as Parcerias Publico-Privadas? Foi a governação descontrolada tendo o poder por objectivo? Foi a crise mundial?

Quase que me apetece escrever, em continuação:

Terá sido a hegemonia fatal do FCP nos últimos decénios do futebol luso que causou isto tudo? Não estaremos assim porque o Castelo Branco foi apanhado numa rede de orgias sexuais caseiras? Tudo isto foi provocado porque a TVI insistia na Teresa Guilherme? Terão sido as vítimas da Casa Pia os grandes responsáveis? Haverá da parte do Sporting culpas notórias, pela forma como se livrou do Paulo Bento? E o facto do Eusébio já não jogar à bola não será aqui, finalmente, o factor predominante?

Mistérios...Mandamos vir a Bruxa da Arruda (mesmo morta)? Será necessário fazer apelo ao grande demiurgo Manuel Vintém? Quem nos pode dizer o que se passou, quando e como?

Lá quanto aos responsáveis nem estou muito interessado... Pois como dizia o Presidente do Tribunal  de Contas , Oliveira Martins   (e bem)  " essa gente está já noutro tempo que não é o nosso. Mais que bodes expiatórios importa saber as razões do desmando, para prevenir o futuro" (quer dizer, se existir futuro).

Claro que se houver indícios de "mete ao bolso" investigue-se a fundo.  Mas duvido. É tudo gente pouco inteligente, sem dúvida, mas muito esperta, esperta de mais,  no que diz respeito aos "trocos"... E há-de haver alguma razão pela qual nenhum Governo, do PSD ou do PS , quis meter-se a fundo nesta coisa dos "Off Shores".

Capisce?

Nenhum comentário: