domingo, outubro 09, 2011

Enquanto se espera sai Coelho

Por acaso o Sr José Manuel Coelho (o tal da campanha em carro funerário) acabou por ser eleito Deputado na Assembleia Regional da Madeira ( e que falta lá faz...). Mas o caso presente  é o dos coelhos de 4 patas.

O sempre atento Amigo Rui traz-nos do Alentejo (de casa da sua Santa) uma receita de Coelho "Estarola". Ora tomem lá enquanto esperam para saber por quantos ganha o Dr. AJ:

Carissimo Raul. Espero que estejas em grande forma. Acabo de almoçar em casa da minha muito querida sogra que me apresentou um coelho "estarola" excelente, com uma receita praticamente idêntica à "postada" por ti e que te sugiro pois as diferenças são mínimas. Então cá vão elas:

- O coelho é deixado a marinar em vinho tinto durante dois dias, totalmente coberto pelo vinho, adicionando-se à marinada cebola, alho, louro, sal, pimenta, alecrim.

-A  fase de fritura é igual à da tua receita, só que a minha sogra utilizou exclusivamente azeite. No final do alouramento retirou alguma gordura, adicionou ao coelho a marinada com todos os ingredientes nela contidos, juntou um molho de salsa e deixou ao lume durante 1 hora em lume brando. retificou temperos e quando pronto serviu o coelho sobre pão frito. Acompanhou com batatinha primor. Peerguntei à minha sogra (uma alentejana com sotaque carregado e uma excepcional cozinheira) se este coelho "estarola" levava tomate e ela disse-me que não pois em sua opinião tomate não fazia uma boa ligação com vinho tinto. Se tiveres pachorra experimenta um dia destes e se quiseres dar-me a tua opinião com muito gosto a lerei. Abraço muito apertado do Rui

Vamos experimentar Cambada.

Nenhum comentário: