terça-feira, outubro 25, 2011

Estreitar os laços

Alguns leitores criticam eu estar sempre a falar dos mesmos restaurantes. 

"Devia alargar as escolhas! Devia ir mais vezes a sítios novos! Devia experimentar novas aventuras gastronómicas!"

Isso é tudo verdade, mas quando notamos as dificuldades por que já passa este sector da Restauração, a tendência de qualquer um de nós acaba por ser a de dar negócio aos amigos e conhecidos. Para já não falar das severas  limitações no número dos repastos pantagruélicos que engulo, por causa da crise que também ( e de que maneira!!) nos afecta...

Os tempos serão de retracção, de comer mais em casa, de tentar guardar as poucas vezes em que saímos para delas fazermos ocasiões especiais, com a Família ou com Amigos chegados. E, cada vez com menos dinheiro para gastar, torna-se evidente a "bondade" da tendência de muitos Restaurantes ,  já mais avançados no tempo, no sentido de permitirem que o Cliente traga o seu vinho de casa, fazendo-se o serviço de vinhos à mesa por um preço simbólico entre 5  ou 10 euros por cada garrafa, dependendo da categoria do restaurante

As diferenças nem são assim tão notáveis no preço final da refeição caso seja um vinho mais ou menos normal. Mas tudo ajuda...

Por exemplo, quando num restaurante um Tinto Adega de Pegões, Colheita Seleccionada 2007 pode custar 22 euros, se o levarmos de casa custa-nos  9 euros no Hiper... Se bebermos 3 garrafas (5 pessoas)  pesam  18 euros na conta do restaurante ,  pagando pela "rolha" ( o tal serviço à mesa)  6 euros por garrafa;  e mais 27 euros na conta do Hiper. Poupança total: (66 euros menos 45 euros ) 21 euros. Não é muito, mas nos tempos que correm... E depois há a grande vantagem da "tesouraria" do manducante  ser accionada em momentos diversos: podemos comprar as garrafas em feiras ou em promoções , por exemplo.

É claro que se fossem 3 garrafas de Barca Velha 1999 ou 2000 , outras contas se fariam... Eu ainda as comprei a 75 euros cada uma, quando saíram, mas em alguns restaurantes estarão hoje a 250 euros (ou mais...).  Fazendo a conta à "rolha" a 10 euros, pouparíamos em 3 garrafas para as mesmas 5 pessoas tanto como (750 euros menos 255 euros) 495 euros!! E a grande fatia deste orçamento (o preço das garrafas) foi gasto há uns dois anos atrás!

A lição é simples: quanto mais caro for o vinho maiores serão as poupanças para o cliente. Sobretudo se estivermos a falar de vinhos de grande valorização no tempo, comprados em primor..

E o que ganha o Restaurante com o assunto??

Bem, ganha Clientes e ganha na venda de "materiais" de qualidade, pois seria estranho alguém pedir uma dose de frango assado para acompanhar um Barca Velha...  E normalmente estes Clientes compram os brancos (Verdes,  Alvarinhos) nos restaurantes, deixando assim sempre alguma margem para o patrão.

De facto cada vez mais os nossos restauradores têm de pensar nisto...Até porque outra das razões que a mim me afasta pessoalmente dos restaurantes é o facto de neles beber pior qualidade de vinhos  do que em minha casa, por causa dos preços... E esta tendência não é só minha, muitos Amigos dizem o mesmo...

"A Vida é demasiado curta para se beber Mau Vinho". Nunca se esqueçam disso!!

Em conclusão: Reforcem-se os laços de amizade entre os Clientes  e os Restauradores. Permita-se que  o Cliente vá "aviado" de tintos de qualidade.Haja parcimónia na definição do preço do serviço desses vinhos (já vi o "serviço de rolha" ser proposto a 15 e a 20 euros, Ridículo!!)  Vá lá que não vá, comprem-se os brancos e verdes nos Restaurantes, sempre são a preços mais convidativos... E, nesta obrigação de seleccionar cada vez mais onde vamos, escolham-se as casas mais conhecidas, de forma a dar uma ajuda nestes tempos que correm e correrão. Em detrimento da novidade e da exploração de novos poisos? Bem sei, mas que querem, não fui eu que inventei a Crise...

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