quinta-feira, outubro 27, 2011

A Tentação do Mafarrico

Dei com vários recibos de refeições  num sobrescrito que "sobrou" das muitas mudanças que fomos obrigados a fazer aqui nos CTT ultimamente. Eram recibos de  há uns 3 anos atrás - 2008  . todos obviamente pagos por mim  (em caso contrário não teria os documentos).

Trago aqui hoje à liça um deles. Não vou referir o restaurante e, francamente,  já não sei com quem fui, mas admito que teria sido com algum convidado estrangeiro, lá da União Postal Universal ou das Gráficas de Segurança Francesas e Holandesas que imprimem os nossos selos. Porque razão faço esta afirmação? Por causa do Porto que foi servido. Se fossem só portugueses porventura teriam sido whiskys (infelizmente não costumamos apreciar o nosso Porto).

Duas pessoas (duas): 1 prato de Pata negra; 1 queijo de Azeitão; Ameijoas à Bulhão Pato; 1,5 kg de Robalo; 1 garrafa de Soalheiro; 2 cafés; 2 Portos Vintage:  Preço: 186 eurinhos...

Hoje não seria já possível. gastar o mesmo? Seria possível, mas como já na altura devo ter tido pejo de apresentar a conta na empresa, imaginem actualmente... Para já não falar que a minha própria bolsa hoje ressente-se destas aventuras... E de que maneira!

E seria este um caso extraordinário, uma daquelas "estroinices" de dia de festa?  Não Senhores! Todas as semanas não direi, mas era habitual ter (melhor dito, termos) estas despesas mais do que uma vez por mês... E ninguém estranhava.

Se calhar foi por isso (também) que chegámos todos onde estamos hoje? Bem, imaginem uma família que não deve ao Banco, que tem a sua casa e carro pagos, que está  por dentro da Segurança Social e contava com a Reforma aprazada  e Assistência Médica para toda a vida , através de um dos bons SNS do mundo... Poupar para quê?

Podia então dar-se ao luxo de gastar assim de vez em quando. Em restaurantes, ou em Férias, ou em outras coisas...

O grande problema foram as "outras famílias" que para manter o nível e acompanhar as primeiras tiveram que começar a pedir dinheiro emprestado ... E houve gentalha que o emprestou, mesmo sabendo que não tinham condições para pagar.

Hoje em dia, sem Reformas garantidas, com um SNS a baixar o nível, sem emprego para os mais novos e com os salários a escaparem-se como areia, por entre os nossos dedos, é fácil criticar estes desmandos e atirar pedras aos "faltosos" que gastaram em barda...

Mas não se vê nada feito para culpabilizar quem emprestou sem nexo.

Nenhum comentário: