quinta-feira, outubro 13, 2011

Comer nos subúrbios

No dia da cerimónia comemorativa dos 750 anos do nascimento de D. Dinis estive em Odivelas, onde almoçei.

Procurei o  antigo e famoso "Luisinho", mas  encontra-se fechado para almoços e, segundo me informaram, parece que será de evitar para jantares... Mistérios. Idas e vindas de uma casa de restauração que já "dera brado nas touradas" e que segundo tudo indica estará agora em decadência galopante.

Já agora, e por vir ao correr da pena, também o amável "Ganhão", pequena casa de pasto alentejana no tema, ali para as portas da Amadora, encerrou... Maus sinais.

As alternativas - indicadas por alguém da cidade - não eram muitas, pelo que fiz pernas ao caminho até chegar a uma locanda chamada:

A GRUTA

R Bombeiros Voluntários 53-B
2675-305 ODIVELAS
Telefone: 219 313 013

A Entrada faz-se descendo uns degraus para a sala tipo Cave alta (DAÍ TALVEZ O NOME DO LOCAL).Montra de peixes e marisco, nem boa nem má, recebia o transeunte.O aspecto geral  não era dos melhores para comer sentado. Guardanapos de papel, televisão em frente, talheres e pratos assim, assim. Casa de banho ao lado da entrada dos pratos para a cozinha!

Infelizmente a comida também não se recomendava.

Pedi lamejinhas (bem à vista) mas vieram dizer-me um pouco mais tarde que "tinha muita areia". Substituida por ameijoa (da vadia, ou judia) que para piorar trazia um assassinato completo da receita do Honesto Bulhão Pato! Nem pretendo adivinhar o que colocaram na ameijoa, mas estava enjoativa que bastasse e disfarçadíssima com limão espremido lá na própria cozinha...

Depois disso uns "Choquinhos à algarvia". Fiquei esperançado, mas o susto foi grande quando descobri que os ditos chocos, anémicos, sem tinta e congeladíssimos, traziam o mesmíssimo molho estranho da ameijoa!!

Esses nem os consegui tragar. Foram para dentro.

Por fim um bitoque do lombo, frito e acompanhado com batata frita da congelada. Que substituiram a meu pedido expresso, mas a batata frita que veio estava mal frita e mole como as papas... Vá lá que a carne não era má...

Paguei quase 35 euros - incluindo vinho (foi um Alvarinho da casa, sofrível) e café. E mesmo assim gentilmente retiraram da conta os chocos que viram o cartão vermelho.

Comentário: Há quem diga que se trata de um belo local para "tapear" à tardinha - comer uns pregos do lombo, beber umas imperiais. Pode ser. Mas para almoçar ou jantar, isso tenham paciência.

" Gruta Jamais" (como dizia o outro) ou "jamais lá voltarei"como diria eu.

RECEITA TRADICIONAL das AMEIJOAS À BULHÃO PATO
1 kg de amêijoas

0,5 dl de azeite
2 dentes de alho
1 raminho de coentros
meio copo de vinho branco bom
Sal q.b.
Lave muito bem as amêijoas, retirando possíveis areias. Leve entretanto ao lume o azeite e aloure os dentes de alho.
De seguida adicione as amêijoas. Tempere com umas pedrinhas de sal  e adicione os coentros picados. Vá sacudindo a frigideira até as amêijoas estarem todas abertas e cozidas. Regue-as com vinho branco de qualidade e Retire do lume. Não devem ficar ao lume mais do que uns minutos (poucos). Limão? Só em gomos, para enfeitar a travessa... Sendo as ameijoas de qualidade é um crime estragar-se o respectivo paladar natural.

Nenhum comentário: