quinta-feira, outubro 20, 2016

Dia do Exército em Elvas

As tradicionais comemorações do Dia do Exército são este ano na Cidade de Elvas, nas magníficas instalações do Museu Militar.

Para quem não conheça ainda, o Museu Militar de Elvas é um dos mais importantes da Europa na sua especialidade. Podem ler aqui sff:

" ...um dos maiores museus do País, onde o visitante pode ver, para além da monumentalidade das fortificações, dos Quartéis do Casarão, do claustro do Convento de São Domingos e da Fonte de São José, todo um conjunto de elementos de interesse: História do Serviço de Saúde do Exército; Hipomóveis e Arreios Militares no Exército; Centro de Interpretação do Património de Elvas; Viaturas do Exército.
Este núcleo museológico tem parte substancial da muralha e fortificações visitáveis, com painéis explicativos, e nas instalações do antigo quartel tem neste momento aberto ao público as seguintes temáticas museológicas: História do Serviço de Saúde do Exército, salas dedicadas à ortopedia, oftalmologia e cirurgia, sala de veterinária, sala de farmácia; Arreios Militares do Exército, com salas de dedicadas ao cavalo, arreios de infantaria, arreios de cavalaria, arreios de artilharia, sala de Intendência; Hipomóveis, com salas dedicadas ao armamento rebocado por animais, na sua quase totalidade artilharia.
Todas estas salas são antigas dependências das unidades militares que passaram por Elvas – a última foi o Regimento de Infantaria n.º 8 – adaptadas agora a esta finalidade, muitas delas em edifícios também eles históricos e que agora se procurou, dentro do possível, recuperar na sua traça original."

O vosso Bloger lá estará, para fazer a cerimónia do 1ºdia de entrada em circulação da emissão filatélica que dedicámos aos "Brasões do Exército Português".

A "Heráldica Militar" tem sido há muitos anos acarinhada pelo nosso Exército. E trabalham  (ou trabalharam) no Arquivo Histórico Militar  alguns dos maiores especialistas neste assunto.

Recordo os mestres iluministas António Galvão e José Colaço. E os Coronéis Pedroso da Silva e Guerreiro Vicente, eminentes estudiosos do tema.

Nenhum comentário: