terça-feira, março 31, 2009

Desanda Queiroz!


Assim não dá. Empate contra a Suécia, o apuramento entregue ao "Fado antigo que tudo manda" e palavras contra o árbitro e queixando-se da "mala suerte"...

Amigo e Senhor Carlos Queiroz, sei que o Senhor está bem de vida. Não necessita das migalhas que caem da mesa da nossa pobre Selecção. Faça-se à vida e demita-se honradamente...

Não tem carisma, não é ganhador, não parece estimular as hostes. De táctica e de técnica admito que saiba muito - se calhar até demasiado - mas infelizmente esse conhecimento não ganha Jogos.

O que a Selecção necessita é de um personagem carismático que baste, empolgante na prelecção, vibrante no discurso, respeitado pelos jogadores e actuante cá fora das 4 linhas , em cima dos jogos.

Uma vez que Mourinho está mascarado de D. Sebastião "O Desejado" que chegará (ou não) numa manhã de nevoeiro daqui a 15 anos, não vejo outra alternativa que não seja o Manel José.

Com uma única advertência: estará este Operário do Desporto tão habituado a treinar e orientar jogadores que não sei se vai dar-se bem a orientar "estrelas"...

Mas o certo é que o raio dessas "estrelas" brilham pouco ou nada ao serviço de Portugal...

E, já agora, alguém se lembra do nome de algum jogador da selecção que lidera o nosso grupo, da Dinamarca, sem ser o Larsen?

Não pois não? Nem eu...Mas vão à frente...E já nos ganharam!

O Zé não perdoa e ...contra-ataca

Antes de mais, gostei da forma como a corrupção ou melhor o crime de colarinho branco é abordado.
Não é o ladrão de casaca ou sem casaca que me aflige ou angústia, é a inépcia ou "inabilidade", ou não cobertura, ou falta de meios que o Sistema Judicial revela para lidar com este tipo de criminalidade.

Que a meu ver, deveria estar em lugar prioritário, para salvaguarda, ou melhor criação efectiva de um estado de Direito e não de Faz de Conta ( só a arraia miúda é que é responsabilizada, o resto é um ver se te avias que tenho pressa?).

Como vão querer regulamentar e criminalizar os actos, que despudoradamente assumem depois de prescritos, ou comportamentos de enriquecimento seu causa , ilícito,à custa da coisa pública, se se iriam Responsabilizar e eles próprios? Como seria? Se o tráfico de influências, a corrupção e o parasitismo, que é uma forma de vida de muita gente ligada aos corredores do Poder?Ser Juiz em causa própria?

Nunca o dito "o Poder corrompe" foi tão evidente? Só não vê quem não quer. Transparência, Responsabilidade, Responsabilização, Merito, Competência, Rigor,Combate ao Tráfico de Influências, Combate à Corrupção e ao Crime de Colarinho Branco, Criação efectiva de um Estado de Direito, livre acesso à Justiça, Justiça para Todos,uma Sociedade mais livre e mais Solidária e menos assiméticra, igualdade de Oportunidades e muitos outros slogans com que nos vão enchendo os ouvidos.

Depois o enquadramento de João Cravinho não passsa. Se passasse é que seria de admirar?Vejamos como é nos outros lados, só titulo de exemplo, caso Maddof, caso do monstro Austríaco, Gestores obrigados a devolver prémios.... e por cá....Paroles, palavras, tretas....é só para entreter que vem aí eleições.....ISTO É QUE VAI UMA CRISE.....mas como roubar uns milhões e sair impune....próximo livro a ser editado....venha cá para o Burgo e oportunidades não faltarão....com Casaca, ou mesmo sem ela desde que bem relacionado...

QUO VADIS DOMINE?

Comentário: Se até o Presidente da GM - um país dentro do país - se demite por "amável sugestão" presidencial...Por cá, se calhar era convidado para se sentar nalgum Conselho Consultivo Bancário (Cruzes credo!!)

segunda-feira, março 30, 2009

Enriquecimento Ilícito e Sinais Exteriores de Riqueza


O famoso Caso FreePort tem levado a que se discutam cada vez mais em Portugal estas questões do "Enriquecimento Ilícito" e dos "Sinais Exteriores de Riqueza".

Hoje em dia sabemos que apenas o Fisco pode actuar sobre o eventual "Enriquecimento Ilícito" em função dos "Sinais exteriores de Riqueza" apresentados pelos contribuintes. Pelo contrário, a adequada Autoridade Judicial não tem presentemente enquadramento legal para fazer o mesmo... Joâo Cravinho tinha proposto um enquadramento-crime para estas situações, mas a sua proposta foi chumbada à custa das posições do PSD, CDS\PP e.... do seu próprio Partido...

O "rasto do dinheiro" é sem dúvida uma pista que pode e deve conduzir as polícias para o encalço dos suspeitos deste tipo de crimes, mas com a existência de especialistas financeiros que são exactamente contratados para fazer desaparecer esse "trilho" através de off-shores e contas em nome de sociedades fictícias, deve estar cada vez mais difícil apanhar estes "ladrões de casaca".

Um "ladrão de casaca" que seja esperto não usa casaca.

Anda por aí disfarçado em trajes casuais - embora de boa e verdadeira marca pode sempre dizer que os comprou na Feira de Carcavelos ao "Lelo das marcas". Mais, este tipo de ladrões estranha publicamente e critica quando ouve dizer que um simples mortal frequentou o Porto de Santa Maria ou o Gambrinus e , abanando a cabeça, sussurra para os companheiros de mesa, normalmente na Tia Matilde ou no Polícia: onde é que estes gajos vão buscar a "massa"??!!

O verdadeiro Ladrão de Casaca só viaja em económica de Lisboa para Madrid. Daí passa a Executiva ou 1ª classe e embarca em périplos de Nova York com ligação a Cruzeiros nas Caraíbas ou em viagens de compras ao Dubai com estadia no Burj-al-Arab.

O autêntico Ladrão de Casaca é ladrão em mais do que um sentido. Evita gastar dinheiro em Portugal e, mesmo à mesa do Zalacain, em Madrid, olha nervosamente para o lado com medo que por lá apareça algum "portuga" que o conheça...

Este ladrãozinho compra imobiliário no estrangeiro através das tais sociedades que alguém criou para ele, em Jersey, Guernsey ou no Luxemburgo, e - dizendo-se cansado desta "choldra" de País onde vive - acaba por passar cada vez mais tempo nesses "pequenos apartamentos de praia nas Baleares, comprados com muito sacrifício, a prestações" - e que por acaso são vivendas com 500 m2 , frente ao mar.

São ladrõezinhos que raramente são apanhados pelo braço longo da lei, porque são espertos, porque gastam fora, porque evitam mostrar-se aqui em Lisboa ou no Porto. Conduzem Volkswagens, vestem-se com discrição, têm muito poucos amigos.

Depois de pensar bem acho que , pessoalmente, ainda prefiro os outros, os "Ladrões Gaiteiros" que comem lagosta em Cascais que nem porcos em pocilga de talhante, que compram desmesuradamente bens e serviços, que acenam para o "povo" dentro de Bentleys descapotáveis, e que , de uma forma geral, fazem mexer a economia deste pobre País...

Antes de serem presos, está claro...Mas aqui estará a principal razão da minha preferência por eles... É que alguns deles (os com menos sorte) acabam mesmo por ser presos.

sexta-feira, março 27, 2009

Para descansar a Vista


De Alexandre O'Neill e neste Dia Mundial do Teatro, um Poema lindíssimo sobre a força das Palavras que utilizamos:


Há palavras que nos beijam
Como se tivessem boca,
Palavras de amor, de esperança,
De imenso amor, de esperança louca.

Palavras nuas que beijas
Quando a noite perde o rosto,
Palavras que se recusam
Aos muros do teu desgosto.

De repente coloridas
Entre palavras sem cor,
Esperadas, inesperadas
Como a poesia ou o amor.

(O nome de quem se ama
Letra a letra revelado
No mármore distraído,
No papel abandonado)

Palavras que nos transportam
Aonde a noite é mais forte,
Ao silêncio dos amantes
Abraçados contra a morte.

Alexandre O'Neill

quinta-feira, março 26, 2009

Forum Filatélico Mundial



Neste Fórum , como já tinha dito, o assunto era de grande importância: Como cativar a Juventude para a Filatelia?

As apresentações estiveram a cargo da Espanha, Bélgica, Eslováquia, Croácia e Portugal. Também o Comité Olímpico Internacional pediu licença para colaborar e fazer uma pequena apresentação.

Sem desmerecer a contribuição dos Colegas Directores de Filatelia da Eslováquia e Croácia, cujas experiências nos parecem a nós um pouco "datadas" no tempo devido a algum atraso destes Países na aplicação generalizada das ferramentas de MKT a esta matéria, foi com grande interesse que vi e ouvi as Apresentações da Espanha e sobretudo da Bélgica. Dentro de algum tempo todos os interessados as podem visitar no site da UPU dedicado ao sistema mundial de catalogação e numeração de selos :




A Bélgica apostou decididamente em parcerias com figuras da banda desenhada com grande aceitação junto da miudagem - Schtrumpfs; Bob e Bobbette . Também por ser este País talvez o que tenha mais tradições nesta matéria da BD (Tintim...) . Os Orçamentos são "pesados" - falou-se em surdina de mais de 500 000 Euros por ano para pagar direitos e apoiar as acções - mas com esse investimento os correios belgas tentam pôr um fim à erosão da sua base de aderentes ao clube e marca "Stampilou" - para alguns filatelistas que sejam desconhecedores, refiro que se trata do clube infantil de filatelia com mais sucesso no mundo, mas que - inexoravelmente - estava a perder membros com o passar dos anos... A criação de Selos por Crianças (no género do nosso figurino "Aqui há Selo") também está agora a ser começada.

A Espanha, por seu lado, investiu mais no relacionamento institucional, com organizações que enquadrem associações de Juventude - Liga de Cegos, por exemplo e por estranho que pareça- mas sobretudo com o Ministério da Educação e as Escolas, sendo nesta matéria fortemente apoiada pela Federação Nacional de Associações (Clubes) Filatélicas, que é uma estrutura muito bem implantada em toda a Espanha e que tem possibilidades ( com membros conhecedores, muitos dos quais são Professores) de apoiar directamente a realização de cursos e de seminários de filatelia para jovens, em todo o País. Outra acção com muito sucesso foi a colaboração (paga...) com conhecidas figuras da TV espanhola, uns "bonecos" que mandam as crianças para a cama todas as noites e que já deram cobertura a eventos filatélicos com a sua presença.

Os Correios de Espanha defendem a posição de que este investimento não terá retorno a não ser a médio\longo prazo e por isso manifestaram a preocupação de que - nestas épocas de todas as crises - os fundos para a sua continuação venham a ser cortados pelas entidades superiores ...


Portugal levou a sua experiência do Portugal em Selos para jovens, agora na sua 2ª edição, o "Meu Álbum de Selos" 2007 e 2008 - sempre esgotado nestas duas edições. E tentou provar que também se pode fazer receita junto da Juventude, afastando a noção de que se trataria sempre de "investimentos a fundos perdidos". Basta pensar quanto é que certas marcas ganham com o mercado dos 7 aos 13 ( Barbie, Action Man, Noddy...) para concluir que existe dinheiro na exploração deste nicho de mercado, e que, por isso mesmo, a implantação da Filatelia nas crianças não pode ser feita sem levar em conta essa vertente de auto-financiamento.

Dos muitos contactos posteriores e do esclarecimento de muitas dúvidas ficou a ideia de que esta "batalha" pela Juventude é de grande importância - isso todos sabíamos já - mas que a mesma é longa e custa dinheiro e não terá benefícios tangíveis por muitos anos. Resta esperar para ver se os "poderes constituídos" terão a largueza de vistas adequada a continuar com este tipo de investimentos sem retorno aparente , pelo menos no imediato...


A não ser que os Colegas sigam um pouco o exemplo português de tentar financiar os Projectos dedicados a crianças com a venda de produtos desenhados e estudados para essas mesmas crianças...

No fim de contas, "Mordedura de cão cura-se com o pelo do mesmo cão"...

sexta-feira, março 20, 2009

Para Descansar a Vista:Carlos de Oliveira


Numa Sexta feira de Primavera e antes que a chuva e o vento forte por aí apareçam de novo - o que não deve tardar - aqui vai poema...

Carlos de Oliveira nasceu em 1921 em Belém do Pará, mas já com dois anos de idade regressa a Portugal, estabelecendo a sua família casa em Cantanhede. É considerado um dos maiores poetas portugueses do Neo-Realismo, sendo as preocupações de carácter social sempre presentes na sua obra. Faleceu em 1981.
Este grande "poeta da melancolia lusa" é assim caracterizado pelo ensaísta, poeta e prof. universitário Fernando Pinto do Amaral:
"A poesia de Carlos de Oliveira não hesita em descer ao abismo de si mesma, fazendo-o sem a religiosa tensão de um Régio, mas descobrindo ao longo desse caminho o fascínio e o terror de um panorama submerso e infestado por uma sombria e luxuriante fauna e flora repleta de imagens informes ou viscosas (...).»

Soneto da Chuva
Quantas vezes chorou no teu regaço
a minha infância, terra que eu pisei:
aqueles versos de água onde os direi,
cansado como vou do teu cansaço?

Virá abril de novo, até a tua
memória se fartar das mesmas flores
numa última órbita em que fores
carregada de cinza como a lua.

Porque bebes as dores que me são dadas,
desfeito é já no vosso próprio frio
meu coração, visões abandonadas.

Deixem chover as lágrimas que eu crio:
menos que chuva e lama nas estradas
és tu, poesia, meu amargo rio.

Carlos de Oliveira, in 'Terra de Harmonia'

Blogger na UPU

Entre Segunda e Quinta feira estarei em Berna, sede da União Postal Universal, para o Fórum Filatélico da UPU - este ano dedicado à Juventude - e ainda para chefiar a Reunião da WADP.

Entre outros assuntos de interesse e que não deixarei de aqui trazer na vinda, avulta a discussão sobre a dinamização da Filatelia na República Popular da China e de que forma será possível à UPU (e, digamos baixinho, aos responsáveis da Filatelia de muito país ocidental) entrar nesse mercado incomensurável, que absorve milhares de milhões de selos por ano...

Para já estamos a tentar montar um Atelier de boas práticas filatélicas e treino para operadores postais em Luoyang.

Próximo Post na Quinta Feira 26

quarta-feira, março 18, 2009

Uma dor de alma


Alguns dos meus Leitores terão presenciado ontem à noite uma reportagem sobre a "inenarrável" performance do Prof. Doutor Francisco Comprido, antigo Administrador do BPN, à Comissão de Inquérito Parlamentar...

"Não sei"; "Não me lembro"; " Não me recordo"; foram as palavras mais ouvidas...

Naquela tristeza cinzenta de um alto responsável com tanta falta de memória vi o meu antigo colega do ISCTE, Doutorado e Professor por Iowa, brilhante estaticista, a "cair da boca aos cães"...

Como foi possível um homem da envergadura intelectual do "Xico" Comprido ter caído naquele poço sem fundo ?

Na sua carreira académica - que compartilhei como colega assistente desde 1977 - foi um brilhante Professor no ISCTE. Imigrou para os USA onde começou a trabalhar e a estudar na Iowa State University. Cedo lá se doutorou e encetou uma outra e também brilhante carreira académica, com várias publicações no domínio da Estatística Aplicada. Juntou honras e louvores dos seus pares e de tal forma que foi escolhido pelo Chase (penso que foi este Banco...) para liderar a sua Agência em Lisboa... A partir daí perdi-lhe o rasto.

Encontro-o agora sentado na cadeira dos Arguidos (quase no banco dos Réus) , acabrunhado, precocemente envelhecido, a negar saber o que tinha de saber e a negar ter feito o que sem dúvida fez...

Perdeu-se um cientista social de excelência para se ganhar um mau banqueiro? Pelo menos é o que parece... A ganância pelo vil metal deve ter falado mais alto do que a vida académica calma e contemplativa mas mal remunerada e tal como Saldanha traíu o Povo e se vendeu aos ingleses porque "tinha muitas despesas", também aqui ao meu Amigo Francisco terá falado mais alto o apelo da vida luxuosa e socialmente envolvente.

E eu, pessoalmente, e sem fazer condenações públicas nem deixar de respeitar a presunção de inocência, admiro o erudito que ele foi e tenho mesmo muita pena de ver aquilo em que ele, aparentemente, se tornou...

terça-feira, março 17, 2009

A Política cá da Casa


Alguns dias fora de casa, longe do Público e do Expresso, sem ver telejornais, e a dúvida aflora à mente do ausente: o que se terá passado politicamente?

Aparentemente pouca coisa... A Drª Manuela Ferreira Leite iniciou o seu périplo pré-eleitoral pelas terras deste Portugal. O Dr. Francisco Louçã terá iniciado o seu périplo pré-eleitoral pelas aldeias deste País. O Dr Paulo Portas começou o seu habitual Roteiro pré-eleitoral das Feiras e Mercados. O Sr Jerónimo de Sousa não tem falhado os comícios nas terras e gentes que pressurosamente o convidam, nesta fase de campanha pré-eleitoral...

Ah! E o Sr Primeiro Ministro continuou o seu périplo pré-eleitoral , mas desta vez em Cabo Verde, diz-se que fugindo a sete pés de ser confrontado com a Manif da Inter que entupiu Lisboa na Sexta Feira passada...

Como vêem houve pouca imaginação política e quem terá tido alguma coisa a ganhar foi o Turismo interno, restaurantes, pensões e hotéis...

E quanto à Manif, em vez de discutir se teriam sido 200 000 ou 150 000 pessoas, o mais importante deveria ser tentar saber porque motivo um partido e uma organização em decadência há 4 anos, o PC e a Inter , conseguem agora reunir tanta gente contra a situação?

E a resposta é só uma: nas alturas de grande crise económica agitam-se sempre os fantasmas do passado e os desempregados , os pobres e os mal tratados deste mundo - culpando e ouvindo culpar o Capital, os Bancos e os Banqueiros pelos males que lhes sucedem - viram-se para a "outra" ponta do Poder como forma de reacção...

Nada de novo na frente ocidental, apenas o reflexo da falência de uma certa forma neo-liberal e gananciosa de entender este mundo...

E outra pergunta se coloca: até que ponto estes medos e este retorno ao passado vão influenciar os resultados eleitorais?
Terão mais força na altura da contagem dos Votos o camarada Jerónimo e o Amigalhaço Louçã ou os "Outros", aqueles que, de uma forma ou de outra, foram Poder durante as circunstâncias que despoletaram a Crise? E que não Regularam, não Intervieram , não Fiscalizaram, não fizeram Nada para a evitar. Em Portugal como nos USA, como no resto do mundo?

Lição de palmatória nas urnas à custa da ineficácia da democracia para controlar os seus banqueiros?

Lenine estará a dar gargalhadas no mausoléu...

segunda-feira, março 16, 2009

A Madeira 2

Na Restauração Madeirense alguns apontamentos:

a) Pela negativa o Restaurante "A Carreta" ao cimo da enseada da Calheta, a caminho de Porto Moniz. Não é que se coma mal, mas os proprietários - que conheci já da minha última visita - parecem cansados de tanto ano a atender as mesas... E são só dois: o patrão na sala e a patroa na cozinha... Talvez o facto de lá termos ido na época baixa não tenha ajudado...

b) Pela Positiva temos várias menções.



- "Brasserie" no passeio marginal a que lá chamam "Promenade", mesmo por baixo do edifício do Hotel Tivoli - Madeira. Excelente cozinha de autor baseada na vertente "mediterrânica". Comeu-se um soberbo lombo de porco lardeado com farinheira e um crepe vegetariano de tenra e fina massa, espevitado pela judiciosa utilização do forno. Com um Quinta da Bacalhoa Branco, águas e cafés pagou-se em redor de 40€. Bom serviço, mesas acolhedoras e bem vestidas, sala moderna e bem iluminada, com a particularidade de ter o bar ao centro, um pouco à maneira do Kais , em Lisboa. Recomendável!

- As velhinhas Vides no Estreito de Câmara de Lobos - O Presidente da Associação de Restauração da Madeira, há mais de 30 anos a manejar os espetos de louro, não perdeu qualidades. Ainda é esta antiga casa o melhor local para comer a espetada de vaca grelhada em pau de louro. Das vacas madeirenses e não de carne importada!!

Quatro pessoas, comendo alarvemente carne e bebendo do vinho da casa - é morangueiro (mas digam-no baixinho...) - almoçam ou jantam por cerca de 10€ por cabeça!! E ainda têm direito ao melhor bolo de caco com manteiga de alho da Ilha, saído quentinho do forno...


Todos sabemos que o Morangueiro não é vinho que se beba normalmente, mas aqui a tradição é mesmo esta... Comer a carne grelhada no espeto e beber do vinho da casa... Para quem se atemorize ha sempre outras opções, como a espetada de galinha (também muito boa, uma espécie de churrasco "vertical") e obviamente vinhos de marca na carta respectiva.


A presença avalassadora do Mar obrigou-nos a experimentar um restaurante especializado em peixe. Fomos a Câmara de Lobos ao " Vila do Peixe".

Peixe à vista em escaparate que nos lembra o "Mercado do Peixe" de Monsanto, e domínio da grelha na preparação dos pratos. Frescura é garantida embora o tipo de peixe disponível seja diferente daquele a que nos habituámos. Bodião fêmea (vermelha esta e cinzento o macho) ; Rodovalho e Garoupa vermelha (dita "dos Açores") foram os escolhidos para este jantar. Com duas garrafas de branco do Douro e as entradas de salada de grão de bico, patê de atum e vinagrete de "peixe-gata", ficou esta refeição um pouco mais cara do que as outras, por cerca de 30€ por pessoa.

Nota: Fotografias cortesia de "Lifecooler".

A Madeira - 1


Já sei onde pára o dinheirinho dos meus (dos nossos ) Impostos!

Vi a "Obra"! Verdadeiramente vista com estes dois olhos que a terra há-de "manjar" !

Foi na Madeira. O dinheiro lá está, bem à vista na quantidade assombrosa de Obras Públicas melhoramentos e manutenção de jardins, passeios e praças e ruas.

O Dr Alberto João - que muito tenho "zurzido" neste Blog pelas suas políticas e forma de estar na vida - pode estar de parabéns em relação ao que tem feito pela sua Terra. Eu não ia à Madeira desde 1997 e o que lá encontrei foi uma região de Turismo soberba. Ruas, Jardins e Praças extremante asseadas e sempre em manutenção ( assegurando assim o pleno emprego - ou quase - dos madeirenses) . Túneis de Km atravessam as montanhas e transformam as deslocações a S. Vicente e às "pontas" da Ilha em meros passeios de poucos minutos. Onde se levava hora e meia para chegar são hoje apenas necessários 40 minutos...

Dá que pensar... Até que ponto a Demagogia de Estado que faz Obra e assegura o emprego e o bem estar dos seus Fâmulos pode perpetuar-se no poder?

Lembro-me da conversa que um editor da Forbes teve - há já alguns anos - com o Emir do Bahrein, soberano absoluto de um reino pequeno assente nos poços de petróleo.

E perguntava o Editor se o Emir " não receava alguma revolução?" E o Emir, espantado, respondia: "- Mas se a Educação e a Saúde são gratuitos para todos, se a gasolina é mais barata que a água e se ainda por cima asseguro o pleno emprego do Povo , quem se desejaria revoltar??!!"

Ao contrário de muitos outros demagogos "côtnentais" o Rei Alberto mostra onde gastou o dinheiro...E mesmo sabendo que esse mesmo dinheiro é da UE e do mesmo "Côtnente" que ele finge desprezar, não há senão que reconhecer que o gastou bem gasto...

E está à vista de todos e não investido em BPP's e BPN's...

Elogio

Um nosso leitor elogia um Post antigo:

Parabéns pelo antigo post(2006) sobre "Frente ao Tejo em Oeiras: Restaurante Rio's". Demonstra uma capacidade de análise que muitos jornalistas deveriam ter. Não vi mais nenhum post do seu site nem sequer sei quem é o seu autor, mas gostaria de expressar o meu contentamento com a sua forma de escrita (sintética e objectiva) e com a sua sensibilidade.

Muito Obrigado !

sexta-feira, março 06, 2009

Ainda o nosso novo Santo

Posso perguntar o nome da obra ou o do seu autor? ;-) É que eu faço uma temática que é Pintores Portugueses (em selos) e fica mais fácil adicionar este (potencial) selo à colecção se souber quem é o autor da obra em causa.

Resposta: O autor é desconhecido embora tudo aponte que seja do Sec XVI. Quanto ao actual proprietário da obra, não temos liberdade para o divulgar (nestes tempos toda a gente tem receio...)

Mas posso dizer-lhe que é alguém de família muito antiga e muito ligada à História de Portugal.

quinta-feira, março 05, 2009

Ausência do Blogger


Blogger ausente até ao dia 19 , na Madeira.

Posts sobre a Pérola do Atlântico logo após estas curtas férias.

Para Descansar a Vista


Para que não haja quem se esqueça do que já fomos , da triste e vil tristeza ,da cinzenta caminhada dos anos antes da guerra colonial, aqui vai Poema da grande e por vezes esquecida Luiza Neto Jorge (falecida em 1989):

Anos Quarenta, os meus

De eléctrico andava a correr meio mundo
subia a colina ao castelo-fantasma
onde um pavao alto me aflorava muito
em sonhos à noite. E sofria de asma

alma e ar reféns dentro do pulmao
( como um chimpanzé que à boca da jaula
respirava ainda pela estendida mao ).
Salazar tres vezes, no eco da aula.

As verdiças tranças prontas a espigar
escondiam na auréola os mais duros ganchos.
E o meu coito quando jogava a apanhar
era nesse tronco do jardim dos anjos

que hoje inda esbraceja numa árvore passiva.
Níqueis e organdis, espelhos e torpedos
acabou a guerra meu pai grita "Viva".
Deflagram no rio golfinhos brinquedos.

Já bate no cais das colunas uma
onda ultramarina onde singra um barco
pra cacilhas e, no céu que ressuma
névoas águas mil, um fictício arco-
-irís como é, no seu cor-a-cor,
uma dor que ao pé doutra se indefine.
No cinema lis luz o projector
e o FIM através do tempo retine.

Luiza Neto Jorge
poèmes
Par le Feu
A Lume
Édition Bilingue Français-Portugais
Le Passeur

A Política Filatélica e as Petições

Houve uma certa polémica associada ao facto de - aparentemente - os CTT não terem dado visibilidade e protagonismo formal à Petição que corre na InterNet sobre a edição de um Postal Inteiro Comemorativo da canonização do Condestável de D. João I, mais tarde professo carmelita sob o nome de Frei Nuno de Santa Maria.

Tive até de me aborrecer com um dos promotores dessa Petição, que ao notar a inclusão de mais uma Emissão extraordinária no Plano de 2009 - e exactamente sobre o tema em causa - ao invés de se regozijar, insurgiu-se "porque não foi feita menção da tal Petição".

Os motivos pelos quais os CTT não gerem a sua política filatélica em torno de Petições são claros (pensava eu...).

A Petição que hoje é feita com a melhor das boas intenções e promovendo uma ideia que a todos nós parece "estimável" , tem exactamente a mesma representatividade estatística do que a Petição que pode ser amanhã feita , defendendo outra ideia muito menos "estimável" e muito mais fracturante do ponto de vista social...

Ou já se esqueceram de quem ganhou o famigerado concurso para eleger "O Mais famoso Português de sempre"??!!

Por norma a Petição - tal como todos os outros sistemas de adesão, seja por votos pela Internet ou outros - só representa quem adere à iniciativa e mais ninguém. Representatividade estatística do "Povão" - dele todo mesmo - só se pode calcular com base em modelos matemáticos especialmente criados para cada situação concreta em análise.

Por isso atenção a quem diz que os CTT têm uma "gestão Faraónica da sua Filatelia", ou ainda de que "se estão a marimbar para os desejos do Povo".

Todo o cuidado temos de ter com aquilo que desejamos, não vá a concretização desses desejos sair melhor do que a "encomenda" e surpreender pela negativa os arautos desta "democracia"...

Já temos uma Emissão Filatélica por ano - Aqui Há Selo - que é feita com base nos desejos expressos dos portugueses que manifestam a sua opinião e exactamente via internet, mas o Plano Filatélico não pode ser construído só com base nessa "democracia demagógica" que, entre outras coisas de que já falei, à partida retira do Universo dos votantes os milhões de info-excluídos deste País...Os mais velhos, os mais pobres..

Que raio de "democracia" seria essa?

terça-feira, março 03, 2009

Imagem de D. Nuno Álvares Pereira para o selo


Muito bonito!

De onde é que foi retirada a imagem do D. Nuno Álvares Pereira? De alguma pintura?

Resposta: Muito obrigado amigo Leitor. Foi de facto utilizada a reprodução de um quadro antigo de colecção particular e que foi já utilizado por nós no Livro de Filatelia "Henrique o Navegador".

Carimbos para a Emissão de amanhã

Um dos nossos Leitores questiona:

Boa tarde,

Haverá carimbo de 1º dia em Oeiras? Se sim, de que horas a que horas?No noticiário filatélico apenas constam os habituais carimbos de 1º dia em Lisboa, Porto, Funchal e Ponta Delgada.

Obrigado.

Resposta: Não amigo Leitor, existirão apenas os carimbos que refere.

Projecto Aqui Há Selo




Amanhã de manhã o vosso Blogger integra a "caravana" dos CTT que vai à Escola E-B1 Sá de Miranda, em Oeiras, onde vai ser apresentado o Passatempo "Aqui há Selo" para 2010 e onde vamos homenagear os Autores (Míudos e graúdo) das ideias para os selos deste ano de 2009 do mesmo Passatempo.

Rercordo-vos que esta Emissão Filatélica é todos os anos feita a partir de ideias e desenhos apresentados pelo público aos CTT e votadas pelo mesmo público via InterNet...

Em 2009 o tema ganhador foi a Ciência em Portugal (tema sénior) . E Tabuada (tema junior). Estes temas deram dois selos: um feito pelos alunos de uma turma da escola citada, sobre a Tabuada, e outro feito pelo Designer Nuno Micaêlo.

Estes Selos serão oficialmente lançados amanhã, nesta Escola de Oeiras.

Por esse motivo próximo Post na Quinta feira - que vai ser véspera de férias, mas depois falamos...

Emissões Extraordinárias de 2009


Já sabíamos que os "50 Anos da Inauguração do Monumento ao Cristo-Rei " teria uma cerimónia solene em Lisboa, envolvendo as mais altas esferas da Igreja e as comunidades e autarquias de Lisboa e de Almada. Por isso mesmo foi decidido fazer-se uma Emissão filatélica comemorativa deste acontecimento, estando os nossos artistas a dar "voltas à cabeça" sobre a melhor forma de fazer evocar esta data dentro de um pedaço de papel tão pequeno como é o selo postal e atendendo à "largueza" de horizontes que o Cristo de braços estendidos necessariamente evoca... Obviamente um "bloco filatélico" seria o mais adequado, juntando-se aos selos de 0,32c e 0,68c. E tudo isto para lançar durante as cerimónias oficiais , no dia 17 de Maio.

Mas Sua Santidade decidiu também canonizar mais um Santo português neste ano, sem aviso prévio, e nem mais nem menos do que o Condestável D. Nuno Álvares Pereira!
Lá fomos a correr fazer mais esta evocação filatélica, agora com apenas um selo, e dedicada à "Canonização do Beato Nuno de Santa Maria". A cerimónia está prevista para 26 de Abril... E já se fala (mas em voz baixa, muito baixa) da possibilidade do Papa vir a Portugal este ano por causa desta canonização... Vamos esperar com calma.

Ora bem , mesmo que eu não esteja a fazer contas ( e quem estaria??!!) , temos portanto e em relação a 2009:
Igreja Católica - 3 (D.Nuno, Cristo-Rei e 800 anos dos Franciscanos) ; Islão - 2 (Turquia e Irão)

Estes resultados de 3-2 estão a tornar-se um bocado recorrentes aqui em Portugal, não acham??!!


Nota: Desenho anexo do Selo de D. Nuno ainda em draft (incluindo proposta de tarifa...)

Comentário ao Rescaldo do Congresso

O nosso Zé "ataca":

São as regras desta demo.... cracia.... em que paulatinamente se vive....o Medo está cada vez mais presente, nos discursos, no calar de eventuais vozes discordantes, ou incómodas, é o top down, cada vez mais rísivel, que todos veem, mas há que só comentar nos corredores.

Para quê, correr riscos? Quem está perto do lume aquece-se, se não fica ao frio...e depois critica-se o posicionamento de Hugo Chavez?

Quais são diferenças? Nos argumentos? Nos discursos?Nos posicionamentos?...porra... mas pra melhor está bem está bem, pra pior já basta assim?Mudar? Cuidado com o Papão?

Uns são oportunistas e parasitas? Outros retrógrados?Não há ideias novas?A Crise precisa de Decisão, nada de aventureirismos e é para quem quer...o resto são trade off´s do sistema...Responsabilizar e apurar Responsabildades? Há, que eles estão acima de qualquer suspeita....Serão Intocáveis?

Porra e três quinze, é o que me apetece dizer, para não dizer...F.... a Maria pariu um cachopo, a senhora Dona Maria deu à luz um menino... é o que há e é para quem quer...e ainda a procissão vai no adro...

Coitado de quem é coitado já dizia a minha avó.....mas haja esperança que essa é a última coisa a perder....porque o D. Sebastião ainda aparecerá aí....ou já cá anda disfarçado?!!!

Liberdade e Solidariedade, não serão trade off´s? de Clareza, Responsabilidade e Responsabilização, ou será que Manipular é que está a dar em tempos de Crise?....aguardemos pelo que virá a seguir.....mas o medo não é nem nunca será bom conselheiro...porque quando é vencido, são o cabo dos trabalhos....porque a razão mesmo vencida não deixa de ser razão...creio que haverá cada vez mais vozes que não conseguem suportar a mordaça, durante muito tempo mesmo com acenos de poder e de sobrevivência mesmo em tempos de Crise...

A ver vamos...

Como diria o invisual (acrescento eu)... Dá-lhes Zé que eles merecem!

segunda-feira, março 02, 2009

No Rescaldo


A Vida não está para Aventuras!

Assim Falou José Sócrates ao encerrar o “seu” Congresso.

Congresso que foi – como se esperava – de entronização do Rei-Sol.
Valeu pela novidade da nomeação do constitucionalista da escola de Coimbra, Vital Moreira, como cabeça de Lista para as eleições para o parlamento europeu.

Pela negativa destaca-se o “apagão” das 22.30H e o pedido feito aos congressistas para desistirem das suas intervenções a favor do cumprimento do horário TV na rábula final do Leader …

Para um Partido que se pretende o “espelho de todas as democracias” vou ali e já venho…

Admito que é importante enquadrar o discurso de encerramento com os telejornais da tarde de Domingo – aliás todos os Partidos o fazem, desde o CDS\PP até ao Bloco - mas então porque é que não deixaram os eleitos congressistas falar até às tantas da manhã, como era prática usual e tradição respeitada do velho PS ?

Seria porque a Mesa do Congresso desejaria “repousar” depois das emoções do Porto-Sporting?

Ou haveria outra razão oculta?

Mistério… E não fica bem a um Partido de esquerda democrática cortar o pio às bases…

Mas é como diz o Leader: “Esta vida não está para aventuras!”

Quem quer estar connosco que aceite as regrazinhas deste PS , quem não quer, que se cale para sempre …

Mas "ele" deve haver gente que – mesmo dentro deste PS esquisito – vai ter dificuldade em calar-se…

Isto digo eu.