sexta-feira, janeiro 11, 2013

Recado ao Inimigo Público

Gosto muito de ler as páginas do suplemento gracioso "Inimigo Público" que aparece às Sextas Feiras dentro do  verdadeiramente jornal "Público".

Mas devo dar um conselho de amigo à malta do corpo de redação: Evitem utilizar o termo "IP" para designar o suplemento!

"IP" deve ficar reservado para Inteiro Postal, um Postal de Correio que já  tem selo de franquia  impresso, e por isso mesmo não necessita de mais acrescentos auto-colantes para transportar a mensagem . Daí ser "Inteiro".

Quem sabe disto? Pelo menos 18 portugueses. Perdão, 17 porque o António faleceu há dois meses.

O que recomendo? Que se altere no Acordo Ortográfico a grafia da palavra "Inimigo", passado-a para "Enimigo". Em primeiro lugar poucos seriam os portugueses que davam pela diferença já hoje, e depois, tal alteraçãozinha no Acordo podia muito bem ser introduzida à sorrelfa, por algum interstício deixado aberto no texto original.

O Enimigo Público passsaria a ser EP e , com sorte, poderia até ser confundido com alguma empresa do SEE e vir a ser vendido!

Claro que me poderiam perguntar porque motivo os Postais Inteiros não se designam por  PI ... A razão é simples. Tal acrónimo está há já algum tempo reservado para o 3,1416... Há mais de 4000 anos exatamente.

E bem basta o que basta.  Com o natural declínio do tráfego postal não faz falta nenhuma  alguma maldição egípcia ou babilónica que viesse acelerar o processo...

Nenhum comentário: