segunda-feira, janeiro 28, 2013

A Clássica

Acabei de chegar da Antena 2 onde fui com o Prof. José Brandão (grande designer  português, autor dos desenhos dos selos) falar sobre a 1ª série de selos comemorativos deste ano, a que celebra o Bicentenário de Verdi e de Wagner.

O Prof. Brandão é neto de Vianna da Motta, como sabem, o que lhe dá logo outra autoridade para falar sobre estes assuntos... e quanto a mim é sempre um gosto encontrar a "malta" da clássica enquanto não fecharem aquilo (Vira mas é a  bocarra para o lado de lá!).

Existem muitas coincidências entre  a vida destes compositores e a filatelia. Reparem que Verdi e Wagner nascem em 1813 e atingem a maioridade nas suas artes por volta do tempo em que "nasceu" o selo postal em Inglaterra: 1840. Depois disso vemos o Nabbucco estrear em S. Carlos a 1843, data em que entra em circulação o "olho de boi" , 1º selo do Brasil.  E damos ainda conta que a 1ª récita da Traviatta foi em Paris, em 1853 (ano em que se lança o 1º selo português, o D. Maria).

Wagner tem por "fan" entusiástico  o Imperador D. Pedro II do Brasil (Bragança), conhecido entre muitas outras coisas , por ter adoptado logo em 1843, como referido,  a reforma dos serviços postais à moda britânica.
Esse mesmo D. Pedro que, visitando Wagner em Bayreuth, preencheu o livro de visitas desta maneira singular:  Nome - Pedro. Ocupação -  Imperador...

Os CTT de Portugal emitiram 25 selos e blocos filatélicos com tema "Música" . São mais de 7 milhões de peças em circulação, divulgando este assunto. É engraçado verificar que a 1ª série com esta temática foi lançada em 1969 , comemorando o centenário de Vianna da Motta!  Vianna da Motta nasceu em 1868, mas o selo só sai em 1969. Trata-se da reprodução do famoso quadro de Columbano que esteve no Museu do Chiado, e hoje se encontra no Museu da Música.

Em 1958 a Callas vem ao S. Carlos dar uma das mais perfeitas interpretações da Traviatta (com Alfredo Kraus). 
Yves Saint Laurent - que não a viu nesse dia - fica de tal modo impressionado com o que contam dela que escreve:
"It is the Queen of Sheba! The Empress of China and Czarina of Russia! It is the Queen of Spain! It is Cleopatra! It is Aida! Double the trumpets! Quadruple the fanfare! It is all the queens and  empresses at once!"

E termino com uma "petite histoire" sobre Verdi. Parece que teria concorrido a Diretor do Teatro de S. Carlos, mas não foi aceite por (!!!) falta de currículo adequado... Olha se fosse o Relvas...

Um comentário:

Sine die disse...

Poderá fazer o favor de dar o nome do programa da Antena 2? Se houver possibilidade de ouvir, gostaria muito, porque é uma oportunidade de aprender.
Entretanto, para divertimento:

https://www.youtube.com/watch?v=6Ij-UNTNCFA