quinta-feira, dezembro 13, 2012

Prisões dos tempos modernos

A minha "malta dos bonecos",  os amigos designers a quem toda a vida referi que esta coisa dos IPhones era "muito alegre, demasiado leve e soltinha"  para um peso pesado como eu, vai gozar que nem uns perdidos com o teor deste Post.

Mas adiante que não estamos em Amarante!

Por motivos que  explicarei à frente estive dois dias e meio sem acesso a Telemóvel.

Conta-se num instante.

Fui convidado para dar uma entrevista na Radio Amália (não gozem!!) sobre o nosso livro e as duas emissões de selos que dedicámos ao Fado.  Entretanto o BB de substituição "oficial" que eu utilizava começou a ficar com as teclas "pasmadas" e quanto a realidade aumentada, nem um código QR foi capaz de ler enquanto viveu...

Para poder demonstrar na rádio como funcionava a Realidade Aumentada  - que tínhamos incluído numa dessas emissões de selos -  tive de pedir emprestado o IPhone do senhorio.

Este (o senhorio, não o IPhone) aproveitou a oportunidade para propor uma troca: dava-me o Iphone4 que tinha  há 2 anos, e eu dava-lhe um IPhone5 novo, no âmbito do contrato de empresa que mantenho com a TMN a título pessoal, da altura em que era tributado como profissional liberal.

Boa troca? Para ele não há dúvida! E como me fizeram um preço de amigo para o IPhone5 (140€ com serventia ao contrato existente) entrei nessa jogada.

Simplesmente, a harmonização do "novo\velho" aparelho da Apple com os sistemas dos CTT tem sido complicada, para não dizer outra coisa. Nem sei explicar porquê. Nem quero!

Como resultado estive sem acesso a push mails nem a chamadas por algum tempo.

Ao princípio irritei-me a sério. Nada me preocupa mais do que não saber se existe alguma coisa "a chegar" e à qual eu deva responder na hora.

Ansiedade!

Depois de me resignar à situação acabei todavia por sentir um certo alívio...

E neste momento, quando me parece que as coisas voltam à normalidade, já não estou assim tão seguro da "bondade" deste esquema moderno que leva as pessoas a estarem "ligadas ao trabalho" 24 h por dia, seja qual for o país onde se encontrem...

São teias que a modernidade vai tecendo à nossa volta e que porventura justificarão o consumo de Prozacs e outros que tais...

Para já não falar de algum excesso de fadiga que acumulam  em cima da velha bomba que trazemos ao centro do peito...

Evidentemente que a resposta mais razoável consiste em saber onde está o "botanico" que  liga e desliga o "papagaio"... E fazer uso dele!

Mas quem terá a força de vontade suficiente para o fazer, tendo assim à mão a tal "porta de acesso instantânea" para a realidade do ambiente de trabalho e para o mundo em geral?

São tentações do caraças! Quase como o desgraçado do alcoólico a quem deixam sozinho numa sala com a garrafita de Jack Daniels aberta na mesa, "só para ver se ele tem alguma recaída"...

A carne é fraca!

Nenhum comentário: