quarta-feira, dezembro 19, 2012

2ª Crónica do Fim do Mundo

Estive a pensar no que vou comer na noite da "assombração" , de 21 para 22 de Dezembro, enquanto filosoficamente espero lá em casa, com o Senhorio e a Santa, pelo acabar dos tempos.

Embora esteja de férias nesse dia (há que gastar os muitos dias que tenho para gozar ) nem imagino que vou perder tempo na cozinha a trabalhar que nem um doido. Haverá outras formas bem melhores de passar as últimas horas, mesmo  não existindo lá em casa,  à mão de semear,  "material" para aquilo em que todos vocês estão a pensar  (ser viúvo tem destas chatices).

A santa à noite bebe um chá , come umas torradas e chega. Depois, mesmo que  a mim  e ao senhorio não nos dê muita confusão entrarmos  por uma travessa (ou duas) "adentro", acho mais saudável um gajo entrar na eternidade de estômago um pouco mais aliviado.

Tal e qual como quando vamos ao médico. E ainda mais, já que se corre o risco deste exame - por ser o último - se revelar ainda mais detalhado...

Por isso dois termos na minha mente tomam sentido: Pouco e muito bom. Em cima deles uma advertência gaspariana: Sem exageros que sequem (ainda mais) a pobre carteira!

Tenho algumas garrafas extraordinárias de tinto que estava  a guardar para beber com os Amigos. Talvez comece por dar conta de uma delas: Legado. A última contribuição do grande Senhor Fernando Guedes para a felicidade pública.

Para ficar "a porca dando com a porcalhota" abro uma lata de foie gras do Fauchon (espero que ainda esteja boa...Comprei-a em Maio), torro umas fatias de pão de Mafra. Abrilhanto a mesa  com um Queijo da Serra do pastor João, que me sobrou da última visita à Beira Alta.  Ficam sempre bem uns pratos de pata negra e de paio do lombo, Joselito.

Depois, já a ver uma maratona  das nossas séries de eleição, uma garrafa de Vintage Fonseca Guimaraens de 1967, uma das últimas ofertas do Senhor Doutor Chambel, terá de fazer pela vida. Pela vida dela e pela nossa.. E, em cima da mesa de apoio, trufas de chocolate negro da Eskalidés.

Antes da deita - para nem dar conta do holocausto iminente - um cálide de Lagavullin de 16 anos... Ou dois.Ou mais...

Venha então o Argademonon, o Argamenon, o (da-se que já estou grosso!), o gajo, o marido da Helena de Tróia,  o caraças do Armagedom!!

Nota 1: Armagedon: A batalha final . Apocalipse 16: 14,16

Nota 2: A série ideal para passar esta noite? Hesito entre a 4ª temporada  de Fringe, todos os episódios que já tenho gravados ( são 7 ou 8) de Downton Abbey ou ainda a 3ª temporada de Walking Dead... Pensando bem, deixo os Zombies para trás, não vá dar agouro. Acho que escolherei o Fringe...

Nenhum comentário: