terça-feira, dezembro 25, 2012

Crónicas da Praia - 2

É dia de Natal. Lá por Belém não sei se haveria praia, mas areia era capaz de haver. E muita...

Ainda hoje a areia que anda por aqueles lados é demais para muita camioneta que por lá passa. E é pena.

Aqui no Estoril choveu a noite toda.

Como passámos a Consoada? Muito pouco clerical a noite de ontem aqui em casa. Trocaram-se logo às 20,00h alguns presentes (poucos, e mesmo assim, como é costume, ouvi das boas da Santa por estar a gastar dinheiro nesta conjuntura...) comeu-se uma fatia de bolo rainha da Garret - um dos melhores do mundo -  e algumas trufas de chocolate.

A santa pediu umas torradas e nós também alinhámos.

Depois das 21h, já com ela na cama, vimos o Amadeus (Director's Cut) de Milos Forman. Admirável! Nunca cansa.

Entretanto passei a tarde de ontem a tratar do perú. Continuo sem saber porque é que insistem nisto do perú, autêntico Mac Donald's glú glú, mas se não o fizer caía o Carmo e a Trindade... Coisas da santa.

Neste ano temperei-o apenas com massa de alho, alhos aos bocados grossos, salsa e azeite - depois de 48h em água, sal, limões e laranjas.

Pelas 8h, daqui a bocadinho, vai para o forno. Acompanho com arroz de miúdos do próprio , batatas fritas aos quadrados e salada.

Sobraram bróculos já cozidos do almoço de ontem e posta e meia de bacalhau que sempre faço a mais já a contar com o dia seguinte.. Sou capaz de fazer roupa velha para dia 26 ao almoço. Logo se vê.

Para já - depois de pôr a ave a assar - vou agarrar num livro (Game of Thrones - A Dance with Dragons, after the feast) e dar-lhe mais um avanço, pois felizmente é grande como o Oceano Pacífico!

O Senhorio ainda ressona, é o costume... Mas daqui a pouco já lhe vou gritar aos ouvidos.

De tarde temos cá a família. Há que fazer a toilette à santa e prepará-la para receber os sobrinhos. Mas começo a preocupar-me com isso lá para as 15h, depois de arrumar a cozinha...

Um Bom Dia de Natal para V. todos!

Nenhum comentário: