Estão confusos? Basta considerar os sistemas numéricos binários (0;1), utilizados em ciências de computação, ou de base 10 (o nosso das matemáticas ortodoxas). No primeiro caso entende-se que o "1" signifique Finalização, Epílogo. Enquanto no segundo seria o número de todos os inícios.
Neste ano já sabemos de cor que os prognósticos económicos serão maus. Em Portugal supôe-se que as classes média e baixa terão mais dificuldades em fazer a sua vida. A descrença generalizada na Política e nos políticos atingirá número cada vez maior de portugueses. É de esperar que a afluência às urnas para a eleição do novo Presidente da República, em 23 de Janeiro, seja a menor de sempre.
O Governo de José Sócrates não durará até ao final deste ano, quanto mais até ao final do seu mandato. Esta previsão tem a ver com o descontentamento generalizado que se vai manifestar de todas as formas, na rua, nos jornais e outros MCS, mas também com a ânsia de Poder por parte do PSD e do CDS, cujos leaders já se entenderam e concordaram em governar coligados.
Pedro Passos Coelho e Paulo Portas teriam duas estratégias à sua frente. A mais racional seria a de deixar o actual Governo acabar miseravelmente, transportando em cima dos ombros o ónus dos sacrifícios pedidos ao Povo até 2012, para depois poderem regressar ao palco das decisões como "salvadores da Pátria", respeitando o calendário eleitoral. A outra hipótese, muito mais passional, tem a ver com a tomada de Poder ASAP.
Caso o Doutor Cavaco Silva ganhe as eleições ( e só um cataclismo à moda do Wikileaks o impediria, qualquer revelação estrondosa e terrível) terão Pedro P Coelho e Paulo Portas um aliado de peso em Belém. E mesmo que a postura do actual PR seja mais do tipo de "não se envolver muito na lama", pode ser que haja quem o convença que a oportunidade de concretizar o sonho de Sá Carneiro - Um Governo, Um Presidente - nunca esteve tão ao alcance do centro-direita.
E se entrar o FMI, tendo o Governo "falhado", mais fácil será a dissolução.
E a esquerda, o que fará?
Antes da tomada do poder pela nova AD , PCP e BE farão luta de rua sem quartel ao Governo Sócrates que, infelizmente, cada vez menos é visto e compreendido como um Governo do PS.
Depois das eleições se verá, mas tudo depende da diferença de votos que o PS terá do PSD. Se for curta a diferença, Sócrates ainda poderá sonhar em sobreviver... Se for considerável, abrirá as portas para novo ciclo de chefia do PS. E quem? António José Seguro? António Costa? Francisco Assis? Mistério...
Se o "novo" PS virar mais à esquerda , PCP e BE atacarão, com medo de perderem espaço de manobra.
Entretanto uma única coisa será certa, mas mesmo certa: Nunca, desde a Grande Guerra de 14\18, este País e a sua população pobre, remediada e assim-assim terão tantas dificuldades pela frente.
E com a Segurança Social a fechar cada vez mais as torneiras, quem pode dizer onde o desconforto , a fome e a miséria levarão as pessoas? Apareça algum demagogo à moda do Chavez que terá campo fértil para crescer. E até onde poderá ir?
A Europa dos ricos tem de pagar para não ter a inquietação e a agitação social à sua porta?
Isso era dantes amigos leitores! Essa inquietação, o desassossego e a luta civil já lá estão ou para lá caminham, em latitudes bem nordestinas, como a Irlanda ou a Islândia...
Esperança para este ano que se aproxima só teremos a que for encontrada dentro de cada um de nós, a esperança que se alimentar das coisas mais espirituais que materiais. A Esperança em termos boa saúde (porque os Hospitais já não são o que eram) , a Esperança na concretização de algum enredo que nos aproxime mais uns dos outros, namoro, casamento, nascimento.
No fim de contas a Esperança no Amor e na Amizade.
E sonhar com dias melhores. Porque o sonho ainda não paga imposto nem tem que se declarar nas Finanças... Por enquanto...
BOM ANO de 2011 PARA TODOS! Com SAÚDE, AMOR e AMIZADE!
Nenhum comentário:
Postar um comentário