quinta-feira, janeiro 20, 2011

O Sommer na Rua da Moeda

Quiseram os fados que eu decidisse fazer esta crónica  apenas  quando abandonei o local onde se situa o Restaurante em causa e onde trabalhei longos anos. De facto o Restaurante Sommer dá a fachada ao emblemático edifício dos CTT todo cor de rosa , encimado por Torre  de Relógio, onde se situava nos tempos idos a Central Telegráfica de Lisboa, sendo depois poiso de muitos outros serviços dos Correios, numa vida de bons e leais serviços torpemente (digo eu) terminada ao fim de mais de 50 anos , em 2003 ou 2004, com o "estranho negócio" Horta e Costa\Manuela Ferreira Leite.

Desde essa altura a respectiva propriedade deixou de ser  dos CTT,  os quais passaram a pagar ao proprietário uma renda .  Renda não, Rendas! Tão grandes  eram elas (já que o "negócio" envolveu os principais prédios dos Correios de Lisboa)  que a actual Gestão decidiu não ser rentável continuar a pagá-las, motivo pelo qual aqui estamos todos a penar num Edifício "muito moderno" na Zona da Expo...

 Mas adiante que ainda choro.

Logo eu, que tive o privilégio de ocupar durante alguns anos o melhor Gabinete da Praça D. Luis. O Gabinete de Canto com varanda e Vista do Tejo, no último andar... Para aí uns 50 m2 de puro deleite.

 A decadência é lixada...

Mas vamos lá tocar os bois para a frente que hoje fala-se de comidas!

Mesmo em frente à entrada lateral do tal antigo edifício dos CTT da Praça D. Luis I, à Ribeira, onde ainda existe  (Até quando??) a Estação de Correios, situa-se este

Restaurante SOMMER
Rua da Moeda nº 1
1200-275 LISBOA
Telefone - 213 905 558

Diga-se desde já que só o visitei aos almoços, altura onde - crise "oblige" - os pratos não são não  tão variados como na lista aí em baixo. De todas as formas entremos por ali dentro que não ficamos mal tratados, de dia ou de noite... Boas mesas, boas cadeiras, panejamentos adequados, bons copos para vinho. Atendimento com sotaque (do Sul , da América e do Leste , da Europa).

Faz-se  aqui no Sommer uma cozinha simples mas criativa, com boas matérias-primas e algum cuidado nos empratamentos e na composição. O Dono da Casa tirou o curso de cozinha no Estoril, na mais afamada escola de Hotelaria do país e nota-se bem a sua posterior experiência no Ritz, Bairro Alto Hotel e por aí.

Vejam lá a carta:
Entradas: Creme de couve-flor com queijo da ilha; Salada de pato confitado com figos marinados em vinho do Porto e mescla de alface; Peixinhos da horta em tempura de cerveja com molho tártaro. Pastas; Pastas tagliolini de tinta de choco com camarão, chili e coentros; Linguini com queijo de Serpa, manjericão e nozes torradas. Risotto: Risotto à bulhão pato com camarão; Risotto de beringela, abóbora e tomate em cacho. Risotto de Alheira.
Peixe: Taco de bacalhau meio curado sobre esmagada de batata, tomate e espargos; Lombo de atum com sementes de papoila e legumes asiáticos; tranche de garoupa com batata confitada em azeite de alecrim e escabeche de pimentos.
Carne: Medalhões de foie grás sobre risotto de vinho tinto e echalota assada; Sommer Bitok, Bife do Lombo, Cogumelos, Ovo de Codorniz e Batata Frita - Lombinho de Porco Preto com Mostarda Dijon e Mel, sobre Cous-cous de Chouriço e Grelos.
Sobremesas: Créme Brulé à Sommer ; Tarte de Maçã com Gelado de Caramelo ; Coulant de Chocolate com Amendoim e Sorbet de Limão; Cheese Cake de Maracujá; Mousse de Chocolate com Praliné.

Numa das muitas vezes que lá fui, já em Setembro do ano passado  ( e devo confessar que é a única factura que me resta de 2010), 4 católicos comeram:

1 Lombinho de Porco Preto, 2 Tranches de Garoupa, 1 Rosotto de Alheira, 1 mousse de chocolate duas cores, 1 creme brulée, 1 bolinho de Pera e 1 bola de Gelado. 4 cafés.

Beberam-se duas garrafas de Cava Bruto Freixenet, porque os calores de Setembro assim o aconselhavam.

Preço: 84 euros. E tudo estava "supimpa"!  Bem feito, e em quantidades adequadas.

Conclusão: Muito Recomendável! Sem pretensões, civilizado e de bom trato!

Nota: Fecha ao Domingo.  Na Sexta e no Sábado prolonga o horário de noite, embora a cozinha feche às 23.30h.

Em Complemento a Receita do Risotto de Alheira
(Receita e foto por cortesia do site "Three Fat Ladies"):

Ingredientes:
1 alheira de caça (230 g); 1 chávena de feijão cozido (110 g aprox.); 1 ½ chávena de arroz (230 g aprox.)
½ molho de grelos; 1 cebola; 1 dl vinho branco ;Caldo de legumes q.b. dissolvido em água); Azeite q.b.
1 dl de natas.
Como Fazer: Lavar e escaldar os grelos  (depois até pode usar essa água para o caldo do risoto). Tirar a casca à alheira, desfazê-la e passá-la por um pouco de azeite. Numa caçarola, refogar a cebola picada no azeite. Juntar o arroz, deixar dourar. Juntar o vinho e deixar evaporar. Começar a adicionar o caldo de legumes. O caldo deve estar sempre quente, juntando-se ao arroz a pouco e pouco, à medida que vai evaporando. Juntar os grelos e a alheira. Quanto faltarem uns 5 minutos para finalizar a cozedura do arroz (o risoto leva 18 minutos a cozer), juntar o feijão cozido. Finalizar o risoto com as natas. Verificar o sal e temperar com pimenta. Atenção que o risoto deve ficar cremoso.

Nenhum comentário: