terça-feira, janeiro 04, 2011

O Caso do BPN e as Presidenciais

Defensor de Moura (sobretudo) mas também Manuel Alegre e os outros dois do "contra",  têm estado activos tentando ligar o actual Presidente Cavaco Silva ao chamado "Caso do BPN". Cavaco Silva, por seu lado, contra-ataca chamando (por outras palavras) quase incompetentes aos Administradores que o Governo, via CGD, lá colocou para pôr mão na emergência. Estes queixam-se que a comparação que está sempre a ser feita pelo actual Presidente, entre a situação do BPN e a dos Bancos Ingleses onde o nosso gestor Horta Osório fez admiráveis recuperações, não é honesta: o BPN quando intervencionado estaria já tecnicamente falido e esses bancos, em Inglaterra, ainda não.

Neste momento o que importa esclarecer - acho eu - é a razão pela qual o actual Governo e o BP não divulgam toda a verdade sobre o dossier do BPN.

Eu, que não posso ser acusado de seguidismo face ao Prof. Doutor Cavaco Silva, acho que se pouco ou nada se sabe de um caso onde o interesse público é por demais evidente, como o que analisamos, então dão-se azo a todo o tipo de interpretações, sendo as que o Presidente da República faz hoje perfeitamente aceitáveis num panorama de desconhecimento...

Mas " A ADM do BPN estava disposta a tudo explicar a Belém se fosse para tal questionada", informam os gestores do BPN. Por mim seriam eles que se teriam de adiantar ao esclarecimento, dado o papel activo (e também ele algo duvidoso) que o PR teve no início do Caso, dando o aval à intervenção , à nacionalização, em apenas 4 dias...

E, já agora que estamos numa fase de esclarecimentos, penso que o público português também gostaria de saber:
a) Qual o teor dos documentos mostrados pelo Governo e BP a Belém para que a autorização da nacionalização fosse dada em 4 dias.
b) Qual a lista dos maiores depositantes do BPN 1 mês antes do descalabro.
c) Qual a lista dos maiores depositantes do BPN 1 dia depois do dito descalabro.
d) Quem ganhou mais, ao nível de mais valias bolsistas ou de outros investimentos, com o BPN.

Não concordam que dormiríamos todos um pouco melhor quando isto tudo se soubesse? Eu dormia e ficava mais descansado.

Nenhum comentário: