terça-feira, novembro 22, 2005

Sou pela Lentidão - Na Gastronomia: Viva a Slow Food!!

Quanto tempo demora a preparar um cabrito no forno à moda da Beira Alta?

Na véspera preparo os temperos: Num tabuleiro deito azeite, massa de Pimentão, louro, muito alho finamente picado, cebola em tiras fininhas, três chalotas, salsa, três ou quatro malaguetas vermelhas e bom vinho branco.

É claro que o Cabrito só deve ser temperado estando à temperatura ambiente. No caso de o termos congelado o "planeamento" tem de começar 48 horas antes: 24H para descongelar e 24H para tomar o gosto do tempero.

O Cabrito fica depois a marinar 24 horas antes de ir para o forno.

Para ficar mesmo bem, com a carne a sair dos ossos e com a pele bem estaladiça e tostada por cima costumo acender o forno no dia seguinte, por volta das 07.30H e colocá-lo na temperatura 170º.

Introduzo o Cabrito meia hora depois. Uns minutos antes salgo (nunca se deve salgar a carne de véspera, pois perde qualidades, seca...)

Vou depois virando de 45 em 45 minutos, regando sempre com o molho dos temperos. É este o grande segredo das carnes assadas no forno: virar amiúde e regar com o molho.

Pelas 12.00H introduzo as batatinhas novas no mesmo tabuleiro (se couberem) ou noutro em que preparei um molho idêntico ao da carne.

Mudo o cabrito para baixo (se forem dois tabuleiros) e ponho o forno no máximo.

Costumo usar a velha medida da restauração: uma mão cheia de sal em cada tabuleiro (batatas e cabrito).

Aguardo mais uma hora e está pronto para servir às 13.00H.

Bom Apetite e acompanhem com um Dão PAPE 2001

Quando acabarem de comer vão ver que "só querem uma rede para se estenderem e um gato para passarem a mão" como dizia o grande Vinicius de Moraes!

Nenhum comentário: