terça-feira, outubro 04, 2005

Água e Desertificação - Temas a Desenvolver

Agora que temos, e ainda bem, os nossos Colegas A.A. Campos e Agostinho S. S. mais libertos para "Pensar CTT" com os seus comentários e sugestões sobre os Serviços e Produtos da Casa, tenho eu também mais liberdade para escrever alguns Posts sobre temas mais abrangentes e aos quais gostaria dedicar Emissões Filatélicas e até Livros Temáticos, como contribuição para "despertar" as consciências de todos.

Um dos que mais me preocupa actualmente é o da "Água e Desertificação".

O fenómeno da seca em Portugal e suas consequências (incêndios, crise na Agro-pecuária, etc...) despertou-nos para a fragilidade dos "equilíbrios" que tornam possível a vida neste Planeta com qualidade mais ou menos razoável.

Penso mesmo que o facto de pertencermos a um dos "mundos" priveligiados (que co-existem neste Mundo com outros "mundos" miseráveis) nos terá impedido de desenvolver uma consciência mais desperta para os grandes problemas que a pressão industrial e a globalização não deixarão de trazer .

Existem gestos quotidianos que - hoje em dia - reputamos de terceiro mundistas (ou pior) mas que - infelizmente - podem constituir uma visão horizonte com probabilidade alta de ocorrência para todos os Países desenvolvidos:

Tomar banho apenas uma vez por semana, utilizar água do mar tratada para aplicações domésticas, evitar utilizar gravata e casaco para poupar na Energia, utilizar viaturas particulares apenas em poole e alternadamente, etc, etc...

"Fizemos a cama onde nos iremos deitar".

É bem verdade, mas ainda estamos a tempo de mudar "os lençóis".

Basta haver consciência e vontade popular que influencie politicamente a Governação, ou melhor, todas as Governações deste Ocidente estragado pelos "mimos" dos últimos 40 anos de Dolce Far Niente ecológico.

Nenhum comentário: