sábado, outubro 29, 2005

Fórum de Criatividade - parte 2

Há que ser criativo nas ideias, na organização, na consolidação de algumas ideias.

As ideias
têm que ser pensadas,
construídas,
trabalhadas,
discutidas.
Implica ambiente propício à descoberta
Implica que as chefias fomentem este ambiente saudável de pesquisa. As chefias deviam ficar satisfeitas se nas suas áreas aparecessem muitas propostas de mudança. É sinónimo de vida.
Nota: A ser verdade que alguns querem balizar a discussão... é um mau sinal... na medida em que estão a destruir um espaço de liberdade e criatividade criado com especial carinho.

A organização
Estes eventos mereciam uma organização e logística diferentes.
Não podemos ter um ambiente formal que pode condicionar a exposição e a criatividade de quem não esteja habituado à exposição pública.
Também neste caso deveríamos ser criativos.

A consolidação das ideias
Como continuar a discussão das ideias propostas?
O espaço/tempo no fórum é limitado, a informação e dados existentes muitas vezes não são suficientes para tirar conclusões.
Como continuar?
Defendo que as propostas devem continuar a ser estudadas dentro das áreas (com a participação empenhada dos dirigentes). No entanto há sempre o risco de atitudes conservadores internas nas áreas destruírem as propostas.
De forma a afastar este risco proponho a existência de um tutor, técnico sénior com visão transversal da empresa, para acompanhar o projecto.

2 comentários:

My Daily Struggles disse...

Check out my blog. It's a real SHOCKER! I was almost committed to a mental hospital because of what I wrote in the blog.

Also, I'm a very lonely guy. If you want to be my friend, email me at garfreed@netscape.net.

Thanks.

Anônimo disse...

Meus caros bloggistas

"Estes eventos mereciam uma organização e logística diferentes.
Não podemos ter um ambiente formal que pode condicionar a exposição e a criatividade de quem não esteja habituado à exposição pública" não chega... posso até parcialmente concorodar mas... sugestões para "modificar o ambiente"???
Pela minha parte estou a ver se consigo fazer videoconferencia, o que diminuirá o "tamanho" das salas e banalizará de algum modo a sua existência e, consequentemente, o "peso" da participação (note-se que o último Forum -e também o primeiro - teve animação e participação significativa). Mas farei, juntamente com o dr. Pimenta e o VPCA Engº Pedro Coelho um esforço para "abrir" mais a participação "à base", que, aliás, tem presença no conjunto das propostas que recebemos

Por outro lado: estarei de acordo com a necessidade de organizar a inovação decorrente do Fórum (não esquecer que a inovação nos CTT não é só o Forum...). Por isso esatamos a estudar duas propostas oriundas de duas empresas de consultoria no campo da inovação (que trabalham exclusivamente nesse domínio) e contamos apresentar ao CA um proposta de organização do pipeline de inovação decorrente do Fórum que já tenha uma base retirada da experiência de acções semelhantes concretizadas em outras empresas e que organize de modo mais "profissional" esse pipeline