terça-feira, julho 26, 2011

Preparações Presidenciais

Nesta azáfama com que vimos preparando a homenagem ao Luiz Duran, prevista para o Dia Mundial de Correios deste ano, houve necessidade de contactar uma série de antigos presidentes dos CTT, daqueles que cá estavam entre 1978 e 2011, e pedir-lhes uma breve menção ao Luiz, fruto da respectiva experiência conjunta .

Por respeito mas também por fundada justiça, o Dr. Norberto teria de ser o primeiro convidado. E assim foi feito. Depois de vários telefonemas , "combinações e soutiens", foi aprazado um primeiro almoço de trabalho sobre a matéria em causa... O nosso antigo Presidente, lenda viva dos CTT modernos,  recusava-se a discutir o assunto sem ser à mesa. Manias de velhos? Não, hábitos de uma vida de trabalho...
Almoçámos dessa 1ª vez no Manuel Caçador. Uma cabeça de garoupa à maneira. Bem regada e melhor acabada com digestivo, porque o Presidente Emérito , do alto dos seus 80's anos,  não deixa que ninguém lhe passe a perna por cima nestas coisas de bem comer e de bem beber.

Uma semana depois estava pronto um primeiro draft do texto de louvor (assim se esperava) a Luiz Duran "by" N.P.

  Mas o texto "tinha de ser revisto" . Lá se marcou outro almoço para mostrar a "revisão" nº 1 ao Autor... Desta vez no clássico Sancho, à Av. da Liberdade. Bela refeição, belo Alvarinho Soalheiro, excelente Vallado do Douro, Vinho do Porto  vintage para acamar um toucinho do céu e por aí fora.

O Texto, nesta versão 2, ainda não estava de acordo com a "ideia final " do Autor para publicação...

"-Oh Dr. Moreira, no fim de contas temos que ver que "isto" será publicado! Há que ter respeito e muito cuidado! Vamos mas é almoçar outra vez para discutirmos umas alteraçõezinhas".

Já vamos na versão nº 5... Penso que acabou, depois da colaboração inestimável do Dr Almeida Gonçalves, que se prontificou a rever literária e ortograficamente o esboço original (um dos originais pelo menos, já não me lembro qual...).

Mas como caí na asneira de lhe mostrar também o "meu" texto para o Livro de Homenagem, imaginem que o Sr Doutor me voltou a telefonar :

-" Oh Dr. Moreira! Olhe que o seu texto também precisa de umas modificações! Tomei a liberdade de o emendar. Podemos discutir isso durante um almoço, não é verdade? Para si está bem Terça feira que vem?"

E lá vamos todos ao Pedro da Horta dos Brunos tratar desta ocorrência , com o Luiz está claro...Aquela grande mula, mesmo reformada,  está sempre pronta para estes "incómodos"!

O grande prazer de estar com N.P. e de o ouvir - mais são de cabeça do que eu e Vocês - vale bem estes "sacrifícios"... E depois um homem tem que almoçar todos os dias carago!

Nenhum comentário: