quinta-feira, julho 14, 2011

O Novo Imposto afinal é para todos ou só para os mesmos?

Há rumores nos jornais de hoje (DN) que o novo Imposto que nos vai roubar mais ou menos meio Subsídio de Natal não será aplicado aos rendimentos do capital nem às mais valias da Bolsa. Apenas aos rendimentos por conta de outrem ... E mais às rendas e aos trabalhadores a recibo verde.

Tal opção - mesmo com as inefáveis explicações do Ministro das Finanças sobre a necessidade de "resguardar" o mercado de capitais - desmente Cavaco Silva e Pedro Passos Coelho. Ambos disseram que "os sacrifícios queriam-se para TODOS os portugueses" .

Ninguém pode entender por que motivo os detentores de rendimentos de capital, sentados em cima da pilha do ouro, tal como o Patinhas dos velhos tempos, seriam absolvidos dos sacrifícios exigidos aos pensionistas, trabalhadores, pequenos comerciantes e jovens precários a recibos verdes...

Qual será o país real? O dos banqueiros e investidores ou o dos trabalhadores e pensionistas? O  destes todos? Estou de acordo. Mas então que o pão amargo seja igualmente repartido por eles todos.

Vitor Gaspar, aos salamaleques lá por Bruxelas (tanto se baixava a cumprimentar os colegas que quase se lhe via o  coiso escuro) está a sair melhor do que a encomenda... Parece um mandatário dos banqueiros para meter na ordem a classe trabalhadora, esses relapsos culpados por todos os males do mundo. Os malandros que para além de trabalharem pouco e de terem fracas produtividades,  ainda têm a ousadia, agora que estão desempregados,  de faltar  com o pagamento aos senhores dos Bancos, aqueles mesmos Beneméritos que lhes estenderam a mão nos tempos idos, "dando-lhes" dinheiro para casa, carro , viagens e mais coisas...

A confirmarem-se estes boatos - saberemos logo mais tarde, pelas 18h - o Governo está a deitar gasolina para a fogueira do descontentamento geral.

Depois não se admirem se a "malta" começar aos coices...

Fala Cavaco! 
 Parece que é mudo...

Um comentário:

JCalado disse...

E se no dia 30 de Novembro todos os que vão ser espoliados de parte do subsídio de Natal se dirigissem aos bancos e levantassem o remanescente do referido subsídio? Havia de ser bonito... Aposto que nesse dia os bancos fechavam mais cedo.
De Cavaco, não se deve esperar nada mais que as banalidades do costume.