domingo, julho 17, 2011

Crocodilo no Zêzere?

Bem, aqui de cima (ou de baixo, conforme o mapa esteja posto face ao narrador) não acho que fosse possível encontrar um crocodilo na Lagoa Escura ou na Comprida, embora  - depois do almoço - há por aqui malta que já terá visto coisas mais esquisitas... E à noite nem lhes digo nem lhes conto. De elefante para cima, Upa, Upa...

Mas voltando ao assunto refiro - com vénia  - a notícia do sempre admirável  periódico "Cidade de Tomar"

Crocodilo em Castelo de Bode:
Este novo avistamento terá ocorrido há 15 dias e foi de imediato comunicado à GNR. Um praticante de canoagem disse às autoridades ter visto o animal, com cerca de um metro, a 19 quilómetros a norte do local do anterior avistamento, na zona de limite da freguesia de Cernache do Bonjardim e do concelho da Sertã.
A julgar pela distância terá sido entre a barragem da Bouçã e a zona da Foz de Alge (Figueiró dos Vinhos). Há já alguns dias que na vila de Cernache do Bonjardim se tem visto uma viatura da GNR com um barco atrelado.
Sabe-se agora que tem sido um dos meios utilizados na “vigilância da albufeira e margens na busca de pegadas ou rastos”, conforme confirmou hoje à Condestável o coronel Hélder Almeida, comandante distrital da GNR. O mesmo responsável disse que “estão a ser feitas outras diligências” que não especificou, acrescentando que “até agora não há qualquer indício que aponte no sentido da existência do crocodilo mas a vigilância continua”. Se o animal for encontrado “ não iremos andar aos tiros a ele e aí tem que haver o envolvimento de outras entidades para que possa ser apanhado e recolhido, eventualmente para o Jardim Zoológico”, rematou Hélder Almeida.
Recorde-se que foi no dia 16 de Abril de 2011 que a Rádio Condestável noticiou, em primeira mão, o avistamento de um crocodilo nas águas do Zêzere. Desta feita é notório um maior envolvimento das autoridades no sentido de esclarecer a situação.

Invento aqui o diálogo dos dois compadres que teriam avistado o bicho lá para Figueiró dos Vinhos, à saída de uma patuscada na Quinta do Amigo Neves (abençoado):

"- Oh Compadre Zeca despois do almoço vamos dar uma volta a pé ali até ao Lago."
"- Compadre Mira, tá-me mas é a apetecer pôr os cornos na palha  e passar a cadela..Mas tá bem, dêto-me lá ao pé do rio"
...........................................
"- Oh Compadre Zeca! Oh Compadre Zeca! Acorde vocemecê que ta pr'rá li um corco ,  um crocor, um cricor, um Croqui...quero dizer um Jacaré!"
"- Han? Um quê Compadre Mira? Um Croqui? Um Jacaré? !
"- Tá sim compadre, tem mais de 1 metro! Tem uns dois metros, Quase quatro!"
"- O Compadre não pode beber o que bebeu! Tou farto de lhe dizer que ainda apanha uma cicarose à conta dos ovos batidos com açucar e bagaço ao pequeno almoço!
"- Oh Compadre Zeca que eu nã estou grosso! Estar estou mas agora fiquei bem que ver o bicho até me espantou a cadela!"
"- Olha, Olha, tem o Compadre Mira razão que eu também tou a ver! Mas não é um Croco, um corco, ... da-se que não me sai! Prontos um ...jacaré. A mim parece-me mais o presidente do Sporting a banhos, se calhar a pensar onde vai buscar o dinheiro para pagar a equipa do Domingos!"
" - Lagarto, Lagarto!"

Nenhum comentário: