segunda-feira, maio 23, 2011

A verdadeira Pasta.

"Pasta" é comida em italiano. Muitos não gostam, acham que engorda. Outros apreciam por causa das vantagens para o "povo trabalhador": Barata, fácil de fazer e ...rápida.

Mesmo que a compremos de sêmola de grão duro, mais cara mas sem dúvida muito melhor, a continha da refeição é sempre razoável.

O almoço de Sábado não correu lá muito bem... Foi feito  com base  numa galinhona de campo lá da quinta, que tentei assar mas ficou - mesmo depois de cozida primeiro na "pressão" -  rija que nem cornos... Por isso mesmo decidi não me chatear mais ao fogão e preparar para o Domingo um Rigatoni à Bolonhesa.

O que eu sofri com a P*** da galinha, que devia já fazer parte da família da minha sogra - dada a idade! O que valeu foi a esplendorosa canja que fez. Acabei por desfiar nessa canjinha os peitos e a (pouca) carne aproveitável das pernas, que pareciam dois postes Cavan de cimento, daqueles de pendurar làmpadas nas estradas.

Mas vamos lá então à "vingança" do cozinheiro. Os Rigatoni de Domingo. Muito fácil. Ora vejam:

Uma embalagem de Rigatoni de sêmola dura (500g) dá bem para 3\4 pessoas. Mais uns 500g de carnes picadas, 3 salsichas também picadas. Queijo ralado (eu, que sou "sortudo" por comprar lá na Beira Alta directamente aos pastores,  guardo para enrijar algum queijo da serra que não me esteja a saber tão bem, e é esse que ralo ao momento).  Dois frascos, um  de Molho de Tomate e outro de Molho de azeitonas, de marca conceituada.

Para cozer o Rigatoni basta deixar ferver a água com sal e um fio de azeite, e só depois  nela deitar o conteúdo da embalagem. Depois de voltar a levantar fervura esperem mais  9\10 minutos,  Ao lado passamos por um triturador 1cebola e 3 dentes de  alho, mais as salsichas. E misturamos com a carne que se pediu para picar (2 vezes) no talho.

Leva-se ao lume a mistura em azeite e deixamos apurar, temperando com sal e malagueta. Quase no fim deitamos um copito de bom vinho branco (ou moscatel de Setúbal) e  duas embalagens (Frascos)  de molho de tomate de boa qualidade para bolonhesa e de molho  com tomate e azeitonas. Eu , em casa, costumo utilizar da marca "Barilla" (passe a PUB).

Ponham os rigatoni num pyrex, deitem por cima a mistura de carnes e molhos. Misturem bem com uma colher. Salpiquem abundantemente de queijo ralado e vai assim ao forno uma meia hora .

Bom apetite!

Não se chega a gastar mais de 15 euros nisto tudo.  Comem três ou quatro, e faz-se em 60 minutos...

Nenhum comentário: