terça-feira, maio 17, 2011

Centenário da UPAEP

Amanhã não vou passar por aqui. Parto dentro de momentos para o Porto para participar na cerimónia evocativa dos 100 Anos da UPAEP.

A União Postal das Américas, Espanha e Portugal (UPAEP) é uma organização intergovernamental formada actualmente por 27 Estados, com sede em Montevideo, na República Oriental do Uruguai.

A missão da UPAEP consiste em proceder ao melhoramento constante dos serviços postais dos seus países membros, facilitar a troca de experiências e a prática de acções coordenadas entre os órgãos postais e implementar iniciativas de cooperação internacional, agindo sempre com a finalidade de favorecer o intercâmbio postal, tanto a nível nacional como internacional, pautando-se por garantias de segurança, regularidade, rapidez e economia.

A UPAEP constituiu-se como União Restrita da União Postal Universal (UPU), abarcando igualmente, entre os seus objectivos, as finalidades essenciais desta, nomeadamente a criação de uma unidade territorial postal para o intercâmbio recíproco de correspondência e a liberdade de trânsito nesse território.

Portugal aderiu à União no Congresso de Buenos Aires, realizado em 1990, quando, então, foi adoptada a actual denominação de “Unión Postal de las Américas, España y Portugal” – UPAEP.

Nenhum comentário: