quarta-feira, maio 11, 2011

A Vaca (fria)

Ando preocupado e a perder peso (a balança já nem chega bem aos 117... imaginem a perda de face e os incómodos que tal situação me causa).

Acho que o problema começou com a "neura" de termos que ir feitos pedintes , de mão estendida à UE e FMI, e continuou pela malfadada campanha eleitoral que se está a desenrolar, com as inerentes sondagens que , agora duas vezes por semana, são publicadas.

Nem sei nem porque motivo científico se fazem duas sondagens por semana... Se for para vender o espaço do Jornal das 20h da TVI, então foi uma jogada de mestre (mestre Pais do Amaral?), Mas cientificamente falando,  tanto faz ter uma sondagem por semana ou duas.

Vão dizer que "o gajo, desde que anda a perder peso, emaluqueceu. Atão os resultados são diferentes, como é que se pode dizer que duas sondagens por semana valem o mesmo que uma?"

Atenção à marinhagem: se o objectivo for prever o resultado eleitoral, monitorizar semana a semana tem exactamente o mesmo valor de previsão do que monotorizar 2x por semana. Excepto, obviamente,  na última semana antes do Voto! A Lei proíbe a divulgação das Sondagens na véspera e no dia do Acto, até ao encerramento das Urnas, mas é possível - e tem sido amplamente feito - divulgar sondagens na antevéspera. E os resultados têm sido as mais das vezes premonitórios.

Mas voltando à Vaca (fria). Com esta questão do Empate técnico eleitoral entre PSD e PS a Previsão eleitoral  fica bem lixada.

É dos livros que quanto mais perto uns dos outros estão os resultados, tanto maior (coeteri paribus, isto é, mantendo-se tudo o resto constante)  terá de ser a dimensão da Amostra para permitir acertar nos resultados.

Contudo, as dimensões das Amostras, tanto quanto me parece, não têm sido aumentadas, o que nos leva a concluir que , pelo menos neste modelo de sondagem e a manter-se esta tendência de empate, tanto vale gastar dinheiro nos técnicos de Research como ir à Bruxa do Cabo ou pagar uma consulta ao Manél Vintém (não sei se este conhecido demiurgo das nossas "tias" ainda oficia, grande impulsionador de divórcios, quebrantos,desmanchos e casamentos ).

Por isso me preocupo.

Se este pobre País já seria difícil de governar com uma maioria absoluta a dois, ou a um, como será se duas criaturas tão estranhas como José Sócrates (agora apelidado pelo inefável Catroga como "o Hitler das Avenidas") e Pedro Passos Coelho (mais conhecido no meio pelo "Penteadinho de Valnogueiras")  se vão organizar? Mesmo que apoiadas pelo respectivo Pau (de Cabeleira)? E o "Ancião de Pirescoxe" como irá reagir a isto tudo? Sem esquecer a sombra maléfica do "Xico Mancha Negra" sempre à espreita que os cadáveres apareçam para lhes saltar em cima, qual abutre do Lucky Luke empoleirado na travessa do saloon.

É de esperar o pior amigos Leitores. Emigrem caso possam.

Nota: A Vaca Fria não é, embora alguns assim pensem, uma companheira de desbunda que, na fase final dos entretantos, se revelou pouco cooperante ou acomodatícia. Nem se deverá empregar este termo (embora às vezes nos apeteça) para designar a Sogra...
Não amigos leitores. A origiem do termo Vaca Fria significa voltar a um assunto que já tinha sido discutido e que, por isso mesmo, estará "frio" na altura de o equacionar de novo... Frio, ou requentado - como no caso político em apreço -  venha o Diabo e escolha.

Olhem que se calhar o gajo já veio e já escolheu. Nós é que (ainda) não o vimos... Mas  já demos por ele, podem ter a certeza!

Nenhum comentário: