sexta-feira, maio 06, 2011

Berna - O resto do trabalho

A reunião tinha sido marcada para preparar o Congresso da UPU do Qatar, em 2012.

1 - Um dos assuntos a levar ao Qatar é o cuidado que os Operadores Postais têm que ter na emissão de selos que possam inadvertidamente causar avarias consideráveis ao "passarem" (colados nas correspondências) pelos sistemas das modernas máquinas de divisão e de encaminhamento, todas elas com componentes electrónicos cada vez mais sofisticados ( e caros).

Notou-se que alguns tipos de selos ( a 3 dimensões, lenticulares, em relevo) podem causar estes problemas, o que leva a "industria postal" fora da actividade e dentro dela (os chamados Engenheiros Postalistas) a considerarem a Filatelia como "um inimigo da rentabilidade das operações postais".

Tal não se pode, nem deve , admitir. Por esse motivo está em preparação uma adenda ao famoso Artº  8º dos Actos da UPU,  a qual obrigará esses Emissores de selos exóticos a terem que avisar previamente as Operações dos Países de tratamento das correspondências em causa sobre a necessidade de tratamento manual desses objectos Postais.

2 - O outro assunto em discussão tinha a ver com o Sistema de numeração WNS. Sabíamos que existem muitos Operadores Postais que estão descontentes com o sistema WNS que a WADP\UPU desenvolveu para combater a fraude  e a falsificação de selos postais que abundam por esse mundo fora, propostas (indecorosas) que circulam via Internet, anunciando temas muito vendáveis (imaginem o "Casamento Real" por exemplo) editados por Países que não existem sequer, como o Boganistan, ou o Puntab - não estou a brincar!

O site WNs (vejam em baixo sff) é muito importante para os coleccionadores, pois permite que cada um tenha a certeza sobre a produção filatélica de muitos Países  e Regiões (Açores, Madeira) da UPU certificadamente, isto é, com a garantia de que se tratam de selos efectivamente emitidos por entidades autorizadas. Hoje estão em linha neste site mais de 180 Países ou Territórios.

http://www.wnsstamps.ch/en/

O problema, aliás os problemas, são dois:
a) O custo de pertencer ao sistema - 50 Francos suiços por cada selo exposto no WNS, a pagar pelo Operador Postal emissor. Nesta época de crise  imaginamos que muitos Operadores Postais sintam este encargo fortemente (sobretudo os de pequenos países, da América Central, de África) onde exactamente as falsificações e os abusos abundam).
b) O facto da informação disponível nem sempre estar actualizada, já que existem Operadores Postais que, para poupar tempo, apenas de 3 em 3 meses ou até de 6 em 6, enviam as suas imagens para a UPU.

Criou-se um Grupo de trabalho, a que Portugal pertence, para analisar de que forma se podem resolver estes dois problemas , que são os pontos fracos deste sistema.

3 - Outra matéria  em análise  no Fórum da tarde foi o papel do Design na Filatelia. Concluiu-se que, depois do Tema dos selos, o Design será a variável mais importante para os coleccionadores\compradores.
Como curiosidade notou-se que a maioria dos Operadores Postais Designados trabalham em "cartel" na matéria do pagamento aos artistas... Entre 1500 euros e 2000 euros por cada original, o que é um intervalo muito pequeno para tantos países... A França paga mais (3,000 euros) mas exige a cada Artista 3 hipóteses para cada desenho, que serão depois avaliadas.
E quase todos (tal como Portugal) possuem já uma Comissão Filatélica que reune atempadamente para avaliar a oportunidade do lançamento das emissões de selos em determinado ano.

Uma das coisas que me deu inveja, mas que não hei-de morrer sem ver aqui implementada também no nosso burgo, foi o facto de muitos Países trabalharem já a dois (2!) anos de distância para construirem os seus Planos de Emissões. Nesta altura do ano, a França e a Suiça , por exemplo, preparam já o Plano de 2013, pois o de 2012 foi aprovado em finais de 2010 e estará já em produção nos Artistas e Designers!

Meteu-me cá uma raiva!

Nenhum comentário: