sexta-feira, maio 27, 2011

Ontem em Coimbra, hoje aqui, amanhã quem sabe?

Bom, por acaso eu sei, mas achei que era bonito começar assim o Post...

Ontem, na Lusa Atenas a cerimónia esteve bem. Foi a de que mais gostei, não sei se pelo facto de ter sido antecedida por um almoçito preparatório do evento, com o Carlos M.

Leitão, está claro! Só que desta vez num local (para mim) novo : A Nova Casa dos Leitões.

Vejam aqui sff: http://www.novacasadosleitoes.pt/

Belo leitão, bons vinhos da Casa (Quinta da Mata Fidalga). Preços acertados .

E quanto aos 900 Anos da Carta de Foral de Coimbra?

A Associação Académica de Coimbra lá estava , com a sua Secção Filatélica a impor o ritmo dos trabalhos.  Falaram Presidente da Câmara, Vice-Presidente, Presidente do Conselho Municipal, duas Senhoras Doutoras especialistas em história medieval, para nos esclarecerem das tramas  em volta da ascensão de D. Afonso Henriques ao poder, e da forma como o Pai e a Mãe se entecruzavam com o difícil xadrez geopolítico daqueles tempos, que metia Almorávidas, Gente de Aragão, Galegos e proto-Portugueses... Ah, já me esquecia, com a sombra do venerável Abade de Cluny por detrás (Tio-Avô de D. Henrique) , a guerra já não era só profana, metia também a discussão (sangrenta) sobre os ritos da igreja católica,  suevos e visigodos , por um lado, e romanos, apoiados por Cluny, pelo outro...Para já não falar da célebre e azeda discussão sobre quem seria o Arcebispado  Primaz das Espanhas... Braga ou Toledo.

Foi muito interessante ouvir. Depois de tantos anos (900 Anos do Foral de Coimbra se comemoraram ontem) parece que a máquina da política pouco evoluíu em planeamento e métodos...  pelo menos no que à 'Etica diz respeito...Bom, talvez na forma, já não se matam os "Peres de Trava" a céu aberto... A não ser se considerarmos os "assassínios  de carácter"..

Um comentário:

Secção Filatélica da AAC disse...

Agradecemos o apoio, as palavras de incentivo, a aula sobre como carimbar e esperamos que possa visitar Coimbra mais vezes!

Saudações filatélicas e académicas
José Cura

PS: Têm de mandar para os postos de correio a tinta certa! :)