terça-feira, maio 31, 2011

De novo em Viana

Já cá estou desde as 11h. Vim para preparar as duas cerimónias de amanhã.

A primeira, na Escola Superior de Educação, tem a ver com um projecto da UE metido por uns professores aqui de cima, e que consistia em envolver mais de 1000 alunos numa sessão de carácter filatélico : "Aqui há Valores Selados".

 E não querem lá ver que  DE ENTRE UMA SÉRIE DE  PROJECTOS A CONCURSO, FOI ESTE QUE GANHOU?

Pois aqui estou para ajudar no que puder.

O outro assunto que me fez vir a Viana foi a Exposição do Dia Mundial da Criança, na Escola de Barroselas, com direito a Postal Inteiro e Carimbo Comemorativo. A inauguração será às 11,15h, para não colidir com o outro evento, e lá tenho de ir botar faladura e carimbar o Postal, como de costume.

Almoçei numa Casa tradicional aqui de Viana, o Restaurante e Pensão Laranjeira:

RESTAURANTE LARANJEIRA
Rua Manuel Espregueira, 24, 4900-318 Viana do Castelo
TELEFONE -258822258
Almoço 12h00 às 15h00; Jantar 19h00 às 22h00; Encerra aos Sábados

No centro histórico de Viana de Castelo, temos esta Casa antiga, mesmo em frente do "outro" Natário - não inferior ao primo mais conhecido, lá mais para o pé do Mar.
Apresenta uma ementa rústica interessante,  com as pataniscas e  a empanada de bacalhau, as sardinhas de escabeche, a açordinha e a sopa de peixe, o bacalhau à Gil Eanes, os filetes de pescada com arroz de tomate, o arroz de cherne com gambas e o polvo na caçarola; os panadinhos com arroz de feijão-vermelho, o entrecosto com vinho tinto, o arroz de sarrabulho e, ao domingo, um cozido que tem fama em Portugal e Espanha;

Mas o segredo é irem sempre pelos Pratos do Dia.

A mim calhou-me hoje uma feijoada estrondosa! Com enchidos do melhor que há.  E feita com o carinho de quem respeita o Cliente. Já os Rojões, que quis provar por estar no Minho, como não eram do dia não os recomendo muito: carne da costela (lombo ou cachaço é que é!) batata frita em vez de ser cozida e alourada...!

O Pão é extremamente bom, ou não fosse a mulher do proprietário padeira. Comi ali a melhor broa de centeio que já me passou pelo estreito.

Seviço muito gentil, Preços maneirinhos, Belo vinho verde , branco e tinto (Casal do Abade,a 3,5 euros cada meio litro!!).

Excelente arroz doce feito na altura e uma "branquinha" de vinho verde , sem rótulo, de beber e chorar por mais.

Preço para duas criaturas, comendo bem, ou seja comida que dava para três:  menos de 40 euros.

Conclusão: Recomendado desde que vão pelos Pratos do Dia!

Nenhum comentário: