Neste dia dos Aumentos pensei em levantar a moral com uma receita de Verão. Uma coisa rápida, económica e fresca.
Comprem 2 embalagens de batatas primor pequenas VitaCrest. 4 latas de barrigas de Atum (Ventrescas) ou , se não houver, de atum em posta mesmo, em azeite. Prevejam também uma lata de grão cozido das grandes. Mayonnaise da Helman's e mostarda de Dijon tradicional (um frasco de cada). Uma alface frisada, 6 tomates chucha, azeitonas pretas descaroçadas. 4 ovos.
Ponham as batatas num tabuleiro com uma mão cheia de sal e um fio de azeite. Levem ao forno por uma hora a 250º. Abanem de quando em vez para que as batatas assem de todos os lados.
Numa travessa com algum rebordo (ou tabuleiro) começem por colocar folhas de alface bem lavadas e escorridas. Depois deitem as batatas e o grão já escorrido , mas não aquecido.
Numa tijela grande misturem a Mayonnaise com a mostarda, utilizando um garfo grande. Quanto estiver bem homogeneizado começem a embrulhar as batatas e o grão nesse molho.
À parte cozam 4 ovos, tirem a casca e cortem em gomos. Façam o mesmo com 6 tomates (gosto dos Chucha porque são mais rijos). Ripem também o que restou da alface frisada.
Deitem o atum bem escorrido e desfiado à mão para a travessa onde já estão as batatas assadas e o grão, vão misturando tudo com o molho de mayonnaise e mostarda e decorem por cima com o tomate, as ripas de alface e os ovos cozidos. Para terminar coloquem azeitonas pretas nas bordas do tabuleiro e salpiquem com orégãos se forem apreciadores.
Levem ao frigorífico por uma hora antes de servir.
Para acompanhar um Rosé excepcional como por exemplo o Domingos Soares Franco colecção privada Malbec Clarete , a cerca de 10 euros. Ou então um atrevimento: O espumante Rosé da Quinta dos Carvalhais, soberbo, por cerca de 17 euros.
Bom Apetite!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário