Lançámos ontem a Emissão sobre as Judiarias em Portugal, que antecede um livro filatélico sobre a mesma temática, o qual aparecerá para o final de Julho. Design do Livro e dos selos foi feito pela Sofia e pelo Vasco Marques, e esperem para ver... De cair para o lado!
Oportunidade de fazer este lançamento em Tomar, a convite do Presidente da Câmara local, na antiga Sinagoga. Oportunidade também para almoçar num clássico da zona, o célebre Chico Elias da Dona Céu, a famosa cozinheira de casa dos pais de Mestre Quitério.
Já sabem que ali só se manduca por encomenda! Telefonem portanto! (249311067). Para lá chegar tomemos a estrada velha de Tomar em direcção à localidade de Algarvias. O retaurante fica mesmo à beira da estrada.
O que se come no Chico:
Entradas: Feijoada de caracóis; Morcela de arroz e Petingas no forno.
Sopas: Canja de grão e Caldo de São Francisco.
Peixe: Bacalhau assado no forno com carne de porco; Arroz de bacalhau com cogumelos; Enguias de fricassé e Bacalhau com presunto e pão de milho; Lampreia à Bordalesa (por encomenda); Arroz de Lampreia (por encomenda);
Carne: Coelho na abóbora; Cachola com broa; Cabrito assado no forno; Couves à Dom Prior; Danado de bom; Lombo de fricassé e Pato com migas.
Doces: Fatias de Tomar; Leite creme queimado; Pêras bêbadas; Doce de feijão com abóbora.
Desta vez tinha-se encomendado o "Coelho na Abóbora" (de onde nunca deveria ter saído!) mas primeiro houve que fazer jus às entradas habituais de feijoada de caracóis, petinga no forno envinagrada e morcela assada, tudo na tradição da Dona Céu, ou seja, de se lhe tirar o chapéu!
Bebeu-se o branco da casa (da Cooperativa de Tomar. Bem bom!) e o Tinto também de proposta caaseira, este de Vila dos Frades. Bom, mas sem maravilhar.
Teve de se dar ainda cabimento às s Fatias de Tomar e ao Leite creme queimado ali mesmo na cozinha, à nossa frente,
Cafés e bagaço caseiro para quem não conduzia.
Por isto tudo pagou-se cerca de 30 euros por cabeça.
Recomendabilíssimo!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário