segunda-feira, julho 05, 2010

Pato Morto

Marcelo Rebelo de Sousa chamou a José Sócrates "Dead Duck",  pato morto, como exemplo da sua cada vez menor importância em termos políticos para o "grande capital", para aqueles senhores que se opunham à utilização da Golden Share do Estado no caso da PT, ansiosos para começar a tão ansiada recuperação dos seus cofres...

Toda essa gente, no fim deste ciclo, se viraria já para Pedro Passos Coelho.

Há sabedoria nesta afirmação, se bem que, com 30 e tal anos de alternâncias de poder, já devíamos todos estar habituados a estas mudanças de "coração". São os alcatruzes da nora outra vez a rodar.

Mudando o Governo, sobretudo depois de tanta prepotência e egotismo, temos que nos preparar para a conhecida dansa das cadeiras das EP's, sabe-se lá se com sanha redobrada por parte dos que estavam há tanto tempo à espera.

Mas ... Não será cedo demais para estas aventuras? A ânsia (legítima) de mudança não poderá estar a ser mal utilizada pelas "tropas" opositoras, queimando cedo demais a pólvora que mais tarde lhes vai ser necessária?

O timing para esta "movida" está estabelecido: são as Eleições de 2012. Ninguém se dá conta que, até essa altura, muita água ainda vai pasar por baixo da ponte onde está instalada a tal nora com os seus alcatruzes...

E, se não cair alguma bomba atómica política, pode muito bem acontecer que as tais mudanças de "coração" ainda tenham tempo para serem "castigadas" pelos poderes constituídos... Ainda por cima sabe-se como o actual Primeiro Ministro lida mal com a crítica e a oposição, venha ela de onde vier.

A não ser que o Dr Ricardo Salgado saiba mais alguma coisa que nós ainda não sabemos...

É bem possível. Deixemos o Doutor Cavaco Silva ganhar as próximas eleições e estar à vontade no seu lugar para depois se (re)fazerem estas análises todas.

E se - contra todas as expectativas e sondagens - não ganhar?

Aí é que este País se tornaria interessante para os analistas!

Nenhum comentário: