terça-feira, julho 27, 2010

"Nascemos para Correr!" Importa-se de repetir?

No Caderno II do Público de hoje o jornalista Christopher McDougall defende a tese que " O ser humano foi construído para correr e sobreviveu até se tornar na espécie dominante do planeta exactamente por ser uma máquina de corrida".

Estranha afirmação para os olhos e ouvidos (porque logo repetida em voz alta)  do pacato leitor do Jornal excelente, sentado na Versailles a sorver o café da manhã , olhando pelo canto do olho as meninas do INEM que por lá se encontram ao balcão logo pelas 7.15h... Sempre fui maluco por mulheres de farda (mas adiante...).

Pensava eu que o Género Humano (não confundir com o Manuel Germano!) se tinha afirmado na Terra devido ao que armazenava no espaço entre as orelhas e à altura do respectivo  frontispício testeiro, e não tanto pela qualidade dos gémeos, adutores, quadrícipetes, sartórios e outros que tais... Estarei enganado?

Verdade se diga que usando as extensões naturais das  cabeças  outras raças também se perpetuaram até aos dias de hoje, como os Touros, Carneiros, Veados, Alces e quejandos... E , mais perto de nós, quase no limiar da humanidade, até Zinedine Zidane escorneava tudo o que lhe aparecia pela frente, incluindo a bola e os adversários, sendo nisso seguido de perto por outros grandes especialistas  como Bruno Alves, Luisão, etc...

A verdade científica não mente. Segundo parece a corrida está optimizada para as Quatro Patas.  Está provado que tudo o que tem quatro patas dá uma abada aos que têm menos e mesmo aos que têm mais meios de sustentação terrestres. Um burro mirandês trota mais depressa do que uma centopeia,  Um Miura corre mais do que um toureiro, Uma Zebra corre mais do que um Chimpazé, mesmo que este se desloque a quatro. Um cavalo deixará ingloriamente para trás o Usain Bolt, a não ser que este vá ao volante de um Range Rover de 8 cilindros...

A única excepção (provavelmente um defeito no desenho original  do Grande Arquitecto), será a esquisita avestruz, que com duas pernas parece que estará situada em termos de velocidade pura entre a zebra e a hiena, mas abaixo do cavalo, do cão-caçador do Cabo e da gazela.

Mesmo no  desporto motorizado, qualquer Fórmula 1, em circuito, do alto dos seus 900 cavalos (lá está, não se diz 900 homens!)  come as papas na cabeça da magnífica Suzuki GSX1300R Hayabusa, a mota mais rápida do mundo, com 175 cavalos e 390km\h de ponta...Ao fim de 4 voltas já a Suzuki está a ver o aileron do F1...

Dir-se -á que estou a fazer confusão e que corridas há muitas:  de velocidade pura (aqui ganha o Cheetah, que, segundo me parece,  não se calça na Charles...) ; de média distância (aqui ganha qualquer quadrúpede a qualquer bípede ); de obstáculos (não há nada que se compare ao poder de salto de uma gazela springbock, o Amigo Acácio que me perdoe, mas apesar do seu passado brilhante nos 400 metros barreiras, não se meta aos saltos com semelhante criatura);  e, finalmente, a Maratona! A longa distância! Aqui é que entra a humanidade vencedora! 

Mentira! Digo eu! Em primeiro lugar não há cavalo nenhum que se preze que desate a galopar 40 km sem parar se não for montado.

Em segundo lugar, mesmo que montado faça tempo inferior ao de Haile Gebrselassie, que percorreu os 42,195 km da Maratona de Berlim, em 2008, no tempo de 2h03min59s, quanto tempo acham que o dito Haile faria se levasse em cima das costas um cavalo? Mesmo que fosse um póney das Shetlands??!!!

Ah!Ah! Nunca tinham pensado nisto?

Ora aqui é que bate o ponto. Deus Nosso Senhor  - na sua infinita sabedoria - não artilhou o bicho-homem com  4 pontos de sustentação na Mãe-Terra.  Deu-lhe braços para levantar os copos e os talheres ...Isto é , quero dizer, para trabalhar (ia-me entusiasmando). Deu-lhe pernas e pés para o travão e acelerador, vá lá nalguns casos para jogar futebol.  Deu-lhe dedos para o teclado do PC. 

Não lhe deu asas, tá bem. Mas se o pior tiver que acontecer, qualquer Purdey bem apontada dará ordem de paragem à mais rápida e ziguezagueante das galinholas da floresta...

E tenho lá umas guardadas nos irmãos Fialho...São servidos?

Nenhum comentário: