quinta-feira, março 23, 2006

Uma História de Restauração com 55 anos

Foi em 1951(52?) que o Pai Fialho se estabeleceu com uma taberna em Évora, suponho que na mesmaTravessa dos Mascarenhas ao Largo Garcia de Resende, local onde ainda hoje mantém porta aberta o famoso Restaurante Fialho.

Desde logo obteve fama de bem servir, com petiscos de 1ª escolha e excelentes vinhos dos frades cartuxos seus vizinhos.

Os anos foram passando, a dimensão gastronómica da Casa Fialho foi aumentando até chegarmos ao que é hoje: Talvez a mais conhecida (de fama e proveito) "embaixadora" da Cozinha Alentejana em todo o Mundo.

A segunda geração, constituída pelos irmãos Amor (Relações Públicas e Mestre Sala) e Gabriel (Artista dos Fornos e Tachos) gere hoje este muito, muito, bom Restaurante com mestria absoluta.

No Fialho existe uma lista fixa, com 15 ou 16 propostas de peixe e outras tantas de carne, incluindo os pratos mais emblemáticos do Alto Alentejo, mas sem nunca esquecer que a cozinha do sul é uma cozinha de temporada, pelo que essa mesma lista está sempre atenta às Cilarcas de Moura do fim do Inverno, aos Rojões da época da matança, à Caça do Outono, etc...

Gabriel e Amor recomendam sempre que se dê uma olhada ao Balcão das saladas: de polvo, de bacalhau, de pimentos, patés, cabeça de Xara, etc... Depois há quem goste de se dedicar aos pratinhos de Paio tradicional (de salsicharia particular, nem convém investigar muito senão ainda a fecham...), ao queijo de Niza ou às queijetas de Évora, continuando pelas Empadas de Galinha, Pastéis de massa tenra (excepcionais) e Pastéis de bacalhau. Estas as "Entradas Frias".

De seguida passamos às "Entradas Quentes": espargos com ovos mexidos, paio frito com ovos de codorniz, gambas envolvidas em grelos saltaedos, Cilarcas (quando as há) apenas temperadas com sal grosso, Tortulhos (míscaros), etc, etc, etc,

Por norma os Pratos Principais começam nesta altura da refeição já a ser encarados como um "Fardo", pelo que se recomenda a visita ao Fialho com vários Amigos, de forma a que todos possam provar de tudo e ainda guardar algum apetite para: Borrego Assado, Arroz de Lebre ou de Pombo Bravo, as Açordas, o Arroz de Cherne com Gambas, o Porco Preto nos seus múltiplos disfarces, etc, etc...

Sobremesas? Só para quem for mesmo muito corajoso!! Apenas indico que a maior parte das Tradicionais conventuais lá se encontram, e todas feitas com mão de Mestra!

Sempre houve um cuidado muito especial dos Irmãos Fialhos com a selecção da Carta de Vinhos da sua casa. É espantosa a quantidade de rúbricas Alentejanas que constam da mesma, algumas são preciosidades que nem se vendem já - apenas se compartilham com Amigos especiais - mas ao lado destas tudo o que tem aparecido de bom.

Gabriel é membro da conceituadíssima "Societé International des Toques D'Or" presidida pelo Grande Paul Bocuse - o Papa da Cozinha francesa .

Conheço histórias engraçadíssimas de Gabriel Fialho nesta Europa, com a sua Mala cheia de coisas alentejanas para confeccionar os pratos característicos:
- Numa das vezes não queriam deixar passar na fronteira os ovos caseiros castanhos de galinha, porque não os conheciam , e pensavam que estavam estragados... Só comiam ovos brancos...
- De outra vez Gabriel decidiu "presentear" Paul Bocuse com uma "Poejada de Bacalhau". Primeiro teve um trabalhão para entrar com o molho de Poejos (acho que era na Áustria a reunião dos Toques D'Or desse ano) mas depois teve pena de não ter ali à mão uma maquina fotográfica ou de Video para registar o assombro elogioso de Paul Bocuse .

Preços ? Esta a grande crítica que se faz hoje ao Fialho. Vamos lá a confirmar (ou não):

Cinco Comensais: Entradas frias e quentes em quantidade e para todos, Costoletas de Borrego 3 doses, 3 sobremesas, Duas garrafas de Herdade dos Pinheiros Reserva de 2002 (Tinto), 5 cafés.
Total: € 220.

A € 44 por pessoa não se pode dizer que estamos num Restaurante barato. Mas quem é que pensa nisso quando entra por aquela porta?

Nenhum comentário: