quarta-feira, março 15, 2006

S. Paulo - A Catedral de Cimento a Sul

Aproveitei a estadia forçada de 6 horas no Aeroporto de Guarulhos em S. Paulo, a caminho de Lisboa e vindo de Montevideo, para ir almoçar ao centro da Cidade com o meu Amigo Cláudio , do Correio Brasileiro

S. Paulo impressiona vista do ar, parece que o avião nunca mais pára de sobrevoar os prédios...

Mas ainda mais ao deambular pelas ruas dos centros comerciais numa tarde de Sábado.

São mais de 40 Milhões de almas no Estado de S. Paulo e de 11 Milhões na Prefeitura (Cidade)... Ao Sábado metade desta gente sai para os Centros Comerciais, aproveitando o ar condicionado.

Diferente de Nova York e da Cidade do México (as urbes com maior população que já conheci) S. Paulo tem uma vida urbana mais distendida do que NY – onde tudo parece frenético - mas talvez não tão sincopada como a Cidade do México, local onde se vêem (e sentem) mais as desigualdades sociais.

Há em S. Paulo favelas ( e gigantescas) mas não se “penduram” sobre a Cidade como nos morros do Rio, em ameaça perpétua de desmoronar e acabar de vez com o mundo dos ricos e turistas.

Em S. Paulo tudo parece acontecer “espalhado” pela planície e relativamente ordenado: aqui os muito pobres, ali os remediados, depois os ricos em bairros com segurança própria e mansões e mais ao longe os super-ricos que só se deslocam de helicóptero e cujas casas mais parecem bunkers.

O Centro da Cidade está cometido aos Serviços, Bancos e Administração Pública.

Tem um belo Museu de Arte Moderna (dádiva de dois ou três Grandes Senhores paulistas) alojado num edifício de arquitectura incrível, um paralelipípedo de pré-esforçado deitado e apoiado só nas extremas e que nos faz admirar por não partir ao meio.

Chama-se MASP (Museu de Arte Moderna de S. Paulo) e sorrio interiornmente ao lembrar-me do "Movimento de Apoio de Soares à Presidência"...

Diz-se ( e eu não sei se acredito) que existe em S. Paulo a melhor e mais cara Cozinha Italiana do Mundo ...

Mas como estava acompanhado por um Gaúcho mesmo do Rio Grande do Sul não tive outro remédio senão rumar à Churrascaria Boi Preto, Rua Catumbi, 1393 Belenzinho.

Nenhum comentário: