segunda-feira, março 20, 2006

Morreu Fernando Gil : apaga-se a consciência da Filosofia da Ciência

Fernando Gil não seria muito conhecido em Portugal, embora tenha aqui completado as suas licenciaturas (acho que foram três) e defendido a sua Tese sobre Filosofia da Ciência.

Esta matéria havia de o acompanhar por toda a sua vida de trabalho, , sobretudo em França, onde era catedrático da Escola Prática de Altos Estudos.

Pouca gente se debruça no nosso País sobre as relações entre a Política da Educação, a Ciência , e a Vida, sendo Fernando Gil um dos mais esclarecidos pensadores que abordava essas matérias numa óptica integradora.

Talvez não fosse completamente ignorado aqui na urbe, dado que a amizade que mantinha com Mariano Gago e Mário Soares o trouxe um pouco à ribalta, sobretudo na segunda presidência de Soares, mas mesmo assim fico com a impressão de um "emigrado" pouco querido da nomenklatura universitária.

Também se envolveu em interessante spolémicas (por exemplo com Eduardo Prado Coelho, nas páginas do "Público") que lhe deram mais alguma visibilidade.

Não faltarão agora os panegíricos da praxe e os perfis em jornais de referência...

Para quem acabou aos sessenta e poucos anos, ainda com muito para dar a nós todos, uma palavra de sentida homenagem e um "Obrigado" pela Obra e pela Vida.

Nenhum comentário: