sexta-feira, março 17, 2006

Em Casa de Mestre António Mendonça

Há, em Portugal e na restauração acessível ao público, cozinheiros muito bons.

Há também cozinheiros menos bons mas que estão na moda, e depois ainda há cozinheiros que passam de moda e fazem uma peregrinação espiritual para depois regressarem aos tachos e panelas, etc, etc...

E finalmente há os Mestres.

Nenhum tão grande como Mestre João Ribeiro, já falecido , luminária do Hotel Aviz e cozinheiro de Calouste Gulbenkian. Na opinião de Maria de Lurdes Modesto e de José Quitério o maior artífice dos fornos e fogões que este País viu nascer.
Da Cozinha este Grande Mestre sabia tudo e tudo ensinava, com uma humildade que causava espanto a quantos o viam, mal informados pela fama de "primas donas" de alguns dos "queima cebolas" do escaparate nacional...

Hoje , todavia, vou falar-vos de um Amigo muito especial desde há muitos anos, que começou muito novo esta lida das cozinhas, aprendendo da forma mais dura o ofício durante mais de 20 anos, quer em Portugal quer em França, andando depois a fazer a rota dos Cruzeiros de Luxo nas Caraíbas, já Chefe de Cozinha, até que se estabeleceu - em 1972 ou 1973 - em Cascais.

Abriu o "Beira Mar" na Lota e muitos anos depois também assumiu a gerência do "Monte Mar", no Guincho.

Um Transmontano de gema e - também por isso - caçador desenfreado, cedo deu fama às suas casas de restauração com os melhores pratos de caça e com os tratamentos mais simples do Peixe incomparável da nossa costa, para não lhes estragar o sabor.

São sua criação, por exemplo, os famosos Filetes de Pescada à moda do Beira Mar, as Cabeças de Garoupa ou Cherne "estaladas" no forno em Azeite e Alho; para além de saber interpretar com muita categoria as receitas internacionais que aprendeu no seu percurso, com relevo para as Lagostas à Thermidor ou à Armoricaine que se comiam tanto no Beira Mar como no Monte Mar.
Fazia a sua própria Pasta, ao momento, para nela embrulhar lombos de Lavagante ou frutas frescas, em sobremesas notáveis.

O Sável com Açorda de Ovas do mesmo era sempre sublime no "Beira", com base numa interpretação da receita tradicional feita pelo António, onde as postas finíssimas do peixe não continham já espinhas, fruto da prévia maceração em tempero adequado.

Tem um defeito este meu Amigo: é teimoso como uma mula transmontana e só cozinha para quem gosta... São célebres as histórias em que colocou fora das suas casas membros do Jet Set nacional cuja compostura - no relacionamento com as iguarias que lhes preparava e na forma de estar à mesa - não lhe agradavam.

Apesar disso eram (e alguns ainda são ) Clientes das suas casas: O Rei de Espanha e família, o Secretário Geral da ONU, as Famílias Mello e Espírito Santo, praticamente toda a "Governação" etc, etc...

David Mourão Ferreira e Vitorino Nemésio lá iam ao Beira Mar comer os filetes, o mesmo se passando com muito mais gente "colunável" de que não me recordo agora.

Era Cliente habitual do Beira Mar e Monte Mar um famoso "grupo de valdevinos" conhecidos pelos jantares das Quartas Feiras, e onde avultava a figura incontornável do Prof Machado Macedo, de D. Lopo de Lafões (Bragança), de Manuel Rainha, de Álvaro Alves, do próprio filho (Paulo Mendonça) do proprietário e... deste vosso escriba. Tantas memórias tenho desses jantares hoje irrepetíveis, porque alguns desses Amigos já não estão entre nós...

Hoje em dia António Mendonça retirou-se para os seus domínios de Carrazeda e quando vem a Cascais apenas cozinha para os Amigos, em sua casa, e quando o faz é sempre um dia de festa.

Já lá comi as famosas Perdizes (selvagens) só estufadas em Azeite e Cabeças de Alho (uma por perdiz), o Cozido de Caça (com Lebre, perdiz e Coelho bravo) , e as Lampreias...

Neste último dia foram mesmo as Lampreias.

Mestre Mendonça preparou Lampreia à Minhota com o Arroz de Tacho como prato principal, e presenteou-nos com Tostas de Lampreia à Bordalesa à moda de entrada.

Antes tivemos direito a uma série de acepipes, onde avultou a Alheira de Trás-os-Montes no forno, deliciosa e trazida mesmo da aldeia, que mais parecia seda na boca.

Queijo de Serpa de entorna e bagaceira branca Palácio da Brejoeira (para os Homens) enquanto outros convivas lá se entregaram ao Escocês...

A melhor Lampreia que comi este ano!

Obrigado Amigo!!

Até à próxima e Boa saúde!

Nenhum comentário: