No local histórico de um dos primeiros confrontos navais da 2ª Guerra Mundial, onde o couraçado de bolso Alemão GrafSpee foi afundado pela própria tripulação com o intuito de bloquear o estuário (depois de muitas horas de troca de tiros de canhões com os cruzadores Aliados Ajax, Aquiles e Exeter) realizou-se um Workshop sobre Filatelia, debaixo da égide da União Postal Universal (a ONU dos Correios) a que tive a honra de presidir.
Neste enquadramento da América Latina e em Países onde ainda se passa fome (a mitologia do Pão é aqui bem verdadeira ...) a Filatelia é um luxo a que só alguns têm acesso.
Claro que ao pé das Honduras, do Paraguay (economia mais débil do MERCOSUL) do Panamá e da Nicarágua temos o Brasil, a Venezuela e a Argentina...
Aqui na América Latina há Pobres, Ricos e ainda os tais Pobres dos Pobres...
Mesmo assim foi gratificante abrir os horizontes da maioria dos Colegas presentes para as novas tendências, desde o "Selo Personalizado" (selos de correio com curso legal e onde é possível estampar a nossa fotografia) até ao "Selo Corporativo" (selos também com curso legal mas que são vendidos por grosso a uma Empresa Privada ou Instituição para servirem de Publicidade) passando pela estratégia das Emissões e pelo combate à Fraude e aos Comerciantes desonestos.
Caminhamos actualmente , todos nós que se interessam por este Tema, por um "sendero" estreito e perigoso, tentando equilibrar a tradição das Emissões Filatélicas em pequeno número, decorrentes dos atributos da Soberania do Estado, com a necessidade de fazer circular os Selos e de aumentar a respectiva notoriedade num mundo Postal onde estes serão cada vez menos utilizados.
Daí ser importante estudar todas as contribuições para estes potenciais "mercados de nicho" - publicitários corporativos ou particulares - para os velhos selos de correio.
É uma questão de sobrevivência...
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