terça-feira, novembro 06, 2012

Quem manda no Mundo? Logo se saberá...

A frase do título já foi mais verdadeira , noutros tempos em que um Homem era um Homem e um gato era um gato (que saudades do Sebastião!) , em que  existia o famoso "muro", a cortina de "ferro" e mais a de "bambú", em que a malta saía de casa ansiosa por voltar sem que a sombra maléfica do abominável cogumelo atómico tivesse aparecido nos céus do planeta.

Hoje tudo mudou. O folclore associado às "nukes" já só serve para fazer uns filmes , ou para justificar umas sanções contra o Irão, e o Sr.  Presidente dos USA já não mandará assim tanto no mundo como na altura em que o "cowboy Reagan" ocupava esse posto de "mandão-mor" ex-eaquo com o Gorbachov...

Quem manda hoje mais no planeta?

Boa pergunta... Não sei o que lhes responda. Talvez não exista resposta única nem definitiva. Tudo é relativo. Hoje algum consórcio financeiro, amanhã uns especuladores da dívida soberana, ou fabricantes de armamento, ou (porque não?) até a malta dos sistemas de comunicação integrados e das redes sociais.

Se a informação é poder, os gajos mais informados do mundo devem ser os da National Security Agency (NSA) dos Estados Unidos da América.  

Nota: The National Security Agency is the Nation's cryptologic organization. It coordinates, directs, and performs highly specialized activities to protect U.S. information systems and produce foreign intelligence information. A high technology organization, NSA is on the frontiers of communications and data processing. It is also one of the most important centers of foreign language analysis and research within the government.

E como (teoricamente) essa tribo da NSA ainda depende do Presidente dos USA, acho que posso voltar ao título:

Quem mandará no mundo amanhã de manhã?

Parafraseando vários artigos de opinião saídos por estes dias na nossa imprensa, eu também diria: Se fosse americano votava Barack Obama!
Porquê?

Bem, depois de muito pensar acho que é por muitíssimos motivos que têm a ver com a intrínseca democraticidade da personagem: é um liberal sem o "neo" antes, tem resquícios Keynesianos na sua personalidade económica, defende o trabalho e o emprego, criou o sistema de saúde para todos, tem a vontade de acabar com vergonhas como a da prisão de Guantánamo (espera aí que esta não me saíu muito bem....).

Retomo:  e para além de tudo o mais, porque o homem tem um cão de raça portuguesa! É o Bo!


Ganha lá isso Barack! E depois traz o cão para ver a casa dos seus avós (enquanto esta existir...).

Nenhum comentário: