sábado, novembro 10, 2012

Para Descansar a Vista

Tal foi a volta que a vida deu que me esqueci do poema das Sextas... Não faz mal. Vai hoje ao Sábado!

Não quero que falte poesia na nossa relação malta!

Do moçambicano Mia Couto uma reflexão meia amarga sobre o Destino:

Destino

à ternura pouca
me vou acostumando
enquanto me adio
servente de danos e enganos

vou perdendo morada
na súbita lentidão
de um destino
que me vai sendo escasso

conheço a minha morte
seu lugar esquivo
seu acontecer disperso

agora
que mais
me poderei vencer?

Mia Couto, in "Raiz de Orvalho e Outros Poemas"


E sempre tendo por horizonte o mesmo Destino, aqui vai uma peça um pouco mais alegre, que bem precisamos todos.

Quem não gostaria de embarcar nesta "nau" admirável aqui lançada ao Mar por David Mourão-Ferreira?

A Secreta Viagem

No barco sem ninguém, anónimo e vazio,
ficámos nós os dois, parados, de mão dada...
Como podem só dois governar um navio?
Melhor é desistir e não fazermos nada!

Sem um gesto sequer, de súbito esculpidos,
tornamo-nos reais, e de madeira, à proa...
Que figuras de lenda! Olhos vagos, perdidos...
Por entre nossas mãos, o verde mar se escoa...

Aparentes senhores de um barco abandonado,
nós olhamos, sem ver, a longínqua miragem...
Aonde iremos ter? — Com frutos e pecado,
se justifica, enflora, a secreta viagem!

Agora sei que és tu quem me fora indicada.
O resto passa, passa... alheio aos meus sentidos.
— Desfeitos num rochedo ou salvos na enseada,
a eternidade é nossa, em madeira esculpidos!

David Mourão-Ferreira, in "A Secreta Viagem"






Nenhum comentário: